Presidente do SINDSPEN-MT vai participar de solenidade de abertura da 2ª turma de Agente Mirim.

O Projeto Agente Mirim, realizado por agentes penitenciários de Campo Novo do Parecis-MT (444 km de Cuiabá) está entrando para o segundo ano de muito sucesso e contribuição para as famílias da cidade.

A segunda turma será aberta no próximo dia 01 de abril em uma belíssima solenidade que está sendo organizada pelos idealizadores do projeto, onde o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista vai estar presente prestigiando esse importante momento.

“Esse é um projeto que muito orgulha a categoria penitenciaria, ver servidores engajados com o futuro desses jovens, evitando que os mesmo se envolvam com o mundo do crime por meio da disciplina e da ordem, mostrando para eles que vale a pena trilhar um caminho diferente, nos enche de alegria e a certeza de que estamos no caminho certo”, disse Batista.

Atualmente o projeto é desenvolvido na sede da Associação dos Agentes Penitenciários de Campo Novo dos Parecis, no centro da cidade anexo a Cadeia Publica da cidade.

O projeto nasceu da vontade dos servidores em contribuírem com a parte social e tirar da mira da criminalidade jovens e adolescente que estão em idade de risco evitando assim que os mesmo sejam atraídos pelas facilidades momentâneas do mundo do crime, tão presente na sociedade.

Conforme um dos idealizadores, que sonhou e lutou para que desse certo, o agente penitenciário Fábio Aguiar que coordena as atividades explica que vários servidores participam desse processo conforme as habilidades de cada um e que o foco principal é a formação de valores por meio do trabalho, ética, disciplina que são levados por meio de atividades físicas e educativas, contando ainda com o apoio dos pais que dão suporte e participam efetivamente desse aprendizado.

Sobre o projeto

O Agente Mirim foi uma semente que nasceu em 2016 e inicialmente iria atender Mais de 60 adolescentes entre 10 a 14 anos, desenvolvido pelos agentes prisionais de Campo Novo do  Parecis.

O projeto é realizado nas dependências recreativas da Cadeia Pública da cidade, hoje atende mais de 200 jovens e adolescentes.

Já em 2017 a faixa etária dos participantes é de 12 a 17 e as atividades vão se iniciar a partir do dia 01 de abril.

Esse ano o projeto atenderá 140 novas crianças e mais 50 que vêm da primeira turma iniciada no ano passado. Uma das novidades são 10 crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local.

Fábio ressalta que o projeto vive de doações e quem se interessar em contribuir pode estar entrando em contato com a coordenação.

“O auxílio dos pais e apoio do empresariado local, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança são fundamentais para a continuidade do projeto. Realizamos um torneio de futebol para angariar recursos quando da implantação do projeto, e tivemos apoio  de colegasde outras unidades, com a construção de duas salas, onde o projeto é executado”, disse Fábio.

Coordenador :FÁBIO AGUIAR

TEl:99902_2106 e 99622_7899