Com ajuda de parceiros e da população Cadeia de Poconé é reinaugurada em tempo recorde

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

Após uma série de reformas, a direção da Cadeia Pública de Poconé (MT), localizada a 103 km de Cuiabá, reinaugurou na manhã de ontem (01.09) a unidade.

A reforma da estrutura foi necessária após a cadeia ser parcialmente destruída no mês de junho após um motim. Na ocasião os presos atearam fogo em colchões no pátio da unidade prisional. O fogo foi controlado pelas forças de segurança da cidade.

O motim deixou 11 detentos feridos. Todos foram transferidos para unidades prisionais na capital do Estado.

Segundo informou o diretor da cadeia, Romilton Pereira, paredes foram rebocadas, a carceragem foi reconstruída, colocado celas novas; todo o contra piso da quadra onde é realizado o banho de sol também foi recuperado, parte elétrica e hidráulica refeita, bem como a sala de aula, alojamentos e outros espaços, ainda foi instalado câmeras, todo o prédio pintado e troca de portas.

“Toda essa estrutura foi realizada em tempo recorde, já que inicialmente era previsto que as atividades fossem retomadas em 90 dias, mas com a ajuda de amigos e parceiros conseguimos terminar em 70 dias”, disse Romilton.

O diretor faz questão de ressaltar que a ajuda da população poconeana, foi de extrema importância no processo, pois, com a colaboração de diversos parceiros entre eles a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), ajuda de um dos pastores que trabalha na unidade, do Conselho da Comunidade, da Defensoria Pública, empresários e da Associação Dos Servidores da Penitenciária Central do Estado (Aspec-PCE), foi possível realizar a conclusão da reforma.

O secretário de Administração de Poconé, Marcelo Falcão, disse que a gestão municipal estará sempre à disposição da Sejudh para ajudar no que for preciso. “Poconé é um município de fronteira, e precisamos do apoio de vocês, ver que o Governo do Estado, por meio da Sejudh e de outros órgãos tem olhado com atenção para nossas necessidades é uma realização, e a população tem reconhecido esse trabalho”.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista, parabeniza a todos os servidores e a população de Poconé pela participação nesse projeto e também aos parceiros que não mediram esforços para que a reforma fosse realizada com tanta rapidez. “toda unidade foi reformada e readequada para dar mais segurança, tanto aos servidores quantos as famílias e detentos, provando com isso que com a união e a força de vontade é possível realizar grandes coisas”, frisou Batista.