Ana Paula Barros
Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT
Agentes penitenciários frustraram uma tentativa de fuga na tarde de ontem quinta-feira (31.08), na Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Correa, ‘Mata Grande’, em Rondonópolis (MT).
Conforme informações de agentes que estavam de plantão, os detentos haviam serrado a grade da cela. “Após realizar as vistorias por volta das 14horas, suspeitamos da atitude de alguns recuperando e resolvemos fazer uma vistoria no raio 3 Inferior direito, onde foram constatado que a cela 1 estava com as grades cerradas e a “Tereza” as cordas já estavam prontas. Tudo leva a crer que os detentos iriam tentar a fuga no período da noite e que devido ao tempo frio e chuvoso, com muita neblina, seria um facilitador e que normalmente esse é um período onde eles mais tentam fuga”, disse um agente.
Após a descoberta da tentativa de fuga os detentos foram encaminhados para um local onde vão ficar isolados por mau comportamento e passar por Regime disciplinar diferenciado (RDD), sem visitas por nos próximos 30 dias.
A Penitenciária da Mata Grande tem aproximadamente mil e trezentos presos e conta com 25 Agentes Penitenciários por plantão sendo que oito desses 25 ficam na contenção. Ficam no Raio 3, os presos que tentam fugir aqui ou em qualquer outra unidade do estado e que foram transferidos de outras unidades por tentativa de fuga.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, isso demonstra claramente a falta de segurança nas unidades e a importância de se ter mais efetivo. “São por situações como estas também que lutamos para que terminem, pois se esses presos conseguem fugir, colocariam a vida dos servidores em risco e também da sociedade, então, precisamos de melhores condições de trabalho e de mais servidores nas unidades emergencialmente”, falou ele.