Detentos de Nova Mutum foram transferidos para Unidades Prisionais de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

Após tentativa de rebelião na Cadeia Pública de Nova Mutum (MT), que terminou na fuga de quatro preses que já foram recapturados e na depredação da cadeia que ficou parcialmente destruída, a Juíza 2ª Vara da Comarca Luciana de Souza Cavar Moretti, determinou a transferência de 100 presos para outras unidades prisionais do Estado, pois a mesma além de estar superlotada, com os fatos ocorridos boa parte da unidade está sem condições de uso.

Segundo nos informou o diretor da unidade, Antônio de Lima, toda a operação contou com um aparato de segurança, contamos com o apoio de agpens de Sinop, Diamantino, Cuiabá. ”As ruas e avenidas em torno da cadeia de Nova Mutum foram fechadas para dar mais segurança”, disse Lima.

Para a operação foi locado um ônibus, onde oitenta dos cem detentos que seriam transferidos foram colocados um a um para que fossem levados para os Presídios determinados pela juíza.

Lima informou que os presos foram divididos entre as penitenciárias de Rondonópolis-Mata-grande (25),Cuiabá- Penitenciaria Central(25) e de Sinop-Ferrugem (30), ficando ainda vinte detentos que vão ser transferidos nos próximos dias para a Cadeia Pública de Juína.

Lima disse que foi um trabalho excepcional, com resposta rápida. “Agradeço todos Agepns que não mediram esforços, do início ao final de toda operação, mostrando uma resposta rápida , a todos , diante de uma situação tão grave como a que ocorreu,” Disse lima.

Segundo lima já foi feito um orçamento para a recuperação das celas e na próxima sexta-feira (02.09), haverá uma Reunião do conselho da comunidade, e MP, Judiciário, SEJUDH, OAB, DP, para juntos vermos essa situação.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista, parabeniza a todos os Agentes Penitenciários pela brilhante atuação e por terem contribuído junto com a Policia Militar (PM) a solucionar essa situação na unidade de Mutum curto espaço e em tão curto espaço de tempo. ”Isso prova que os nossos servidores estão preparados para contribuir e enfrentar qualquer situação”, concluiu Batista.