Agentes Penitenciários participaram da operação que capturou os fugitivos da Cadeia de Nova Mutum

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

Agentes penitenciários que fazem parte o Serviço de Operações Especiais (SOE), foram designados pela Secretaria de justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) para darem  apoio na busca dos quatros fugitivos da Cadeia Pública de Nova Mutum-MT na ultima segunda-feira (29.08).

A operação que contou com a força tarefa entre Agentes penitenciários e Polícia Militar, deu resultado e os fugitivos foram recapturados na manhã desta quarta-feira (31.08) e também todo o armamento roubado da unidade durante a fuga.

Os presos foram encontrados numa mata entre os municípios de Tapurah e Itanhagá, na região Norte de Mato Grosso. Segundo informou um dos agentes, Giuliano Volpato , “A área foi cercada e quando eles perceberam a nossa presença, jogaram as armas e se entregaram”, disse ele.

A operação contou com apoio  de Agentes Penitenciários, Policiais Militares de Lucas do Rio Verde, Itanhagá, Juara, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte para realizar a operação, que começaram logo após o episódio de fuga ser registrado.

Para o agente Roberto Santana, a operação deu resultado porque foi realizado em conjunto. “Realizamos vários procedimentos como Honda e barreiras, onde revistamos vários carros, ficamos de campana 24horas, adentramos a mata  e 48 horas na busca dos fugitivos desde de Mutum. O nosso objetivo era encontrar as armas e os fugitivos, pois a cadeia já estava tudo controlado”, disse Santana.

O Presidente do Sindicato dos servidores do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista, parabeniza os Agentes Penitenciários e a PM, pelo trabalho unificado que resultou no resultado em tempo hábil, evitando assim que esses detentos conseguissem escapar.

De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes, 80 presos serão transferidos da unidade para penitenciárias como a Mata Grande, em Rondonópolis, e a Ferrugem, localizada em Sinop.