Agentes penitenciários de Tangará e Primavera do Leste trabalharam nas Olimpíadas do Rio 2016

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

Os Agentes Penitenciários Alan Douglas Carvalho Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra e Gilberto Marques da Silva cadeia pública de primavera do Leste, Fizeram, parte do seleto grupo de Profissionais que garantiram a proteção dos espectadores e atletas do mundo inteiro nas Olimpíadas desse ano, realizada no Rio de Janeiro, denominada Rio 2016.

Para que o evento transcorresse em segurança e organização, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), solicitou o recrutamento de agentes penitenciários federais e estaduais de todo o país para atuar na competição que juntos fizeram um trabalho conjunto com a Força Nacional, os profissionais do Sistema Prisional de vários estados.  Ficaram responsáveis pela revista de pessoas, bolsas e detecção de metais nos portões de acesso à Arena Olímpica do Rio, além de atuarem na orientação e coordenação, de operação dos equipamentos, operados por militares da reserva de vários estados. Ainda como preparação para o evento foi feito uma atualização dos cursos de operadores de raio x pórtico e raquete.

Para um dos participantes, Alan, a experiência foi única e de grande proveito, porque participamos de um curso ministrado pelo Ministério da Justiça (MJ) e Seges de operações que nos habilitou a operar e coordenar a operação dos operadores, disse. “As experiências adquiridas com certeza serão de grande valia no dia a dia do nosso trabalho nas unidades e também poderemos repassar os conhecimentos adquiridos”, frisou.

Para Gilberto, foi uma experiência muito gratificante. “Trabalhar com muitas autoridades e ser reconhecidos pelo nosso desempenho é sempre uma honra”, disse.

Conforme informou Alan todos os equipamentos usados foram adquiridos pelo Depen, e serão distribuídos para todos os estados, sendo que para Mato Grosso deve vir 13 aparelhos de raios-X, pórticos e raquetes. “Isso é um ponto positivo”, disse.

Ainda conforme os participantes, ambos já estão escalados para a paraolimpíada 2016, prevista para acontecer em setembro.

O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista, parabeniza os agentes Alan e Gilberto pela participação e representação de Mato Grosso nesse evento tão importante e frisa que os agentes mato-grossenses prestam um excelente trabalho para a sociedade. “Essa seleção demonstra que nossos servidores são competentes e bem preparados para garantir a proteção dos espectadores e atletas. Além de ser uma contrapartida ao apoio prestado pelo Ministério da Justiça”, disse Batista.