Estão abertas desde o dia 26 de julho e se encerram no dia 17 de agosto as inscrições para o processo seletivo dos cursos EAD ofertados pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) por meio da Universidade Federal de Minas Gerais.
No total, estão sendo oferecidas 3 mil vagas para três cursos, sendo de: “Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis”, “Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional” e “Políticas Públicas no Sistema Prisional”, sendo que para cada um deles estão disponíveis 1.000 vagas gratuitas e integralmente na modalidade a distância.
As formações são destinadas, principalmente, a: a) agentes penitenciários; b) profissionais da área administrativa do sistema prisional; c) profissionais das áreas técnicas do sistema profissional e d) demais funcionários do sistema prisional.
Apenas profissionais com que se enquadrem em um desses perfis podem participar da seleção, por isso inscrições de candidatos que não possuam vínculo com o sistema prisional serão indeferidas.
Cada curso terá carga horária de 60 horas e duração estimada de dois meses de duração e as inscrições deverão ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do Caed/UFMG, www.ead.ufmg.br. Durante o procedimento, os candidatos deverão informar seus dados pessoais, público ao qual pertence e escolher um dos três cursos que desejar.
A matrícula será efetuada após a confirmação do vínculo com instituições do sistema prisional. Caso a demanda do público-alvo seja superior a esse número, haverá uma lista de espera. Os inscritos que não acessarem a plataforma pela qual serão ministrados os cursos nos sete dias seguintes ao seu início perderão o direito à vaga, autorizando a convocação dos candidatos excedentes.
O resultado das inscrições deferidas será divulgado a partir do dia 23 de agosto, na página do Caed/UFMG. Os cursos têm início previsto para o dia 12 de setembro.
Link para o edital:
https://www.ufmg.br/ead/wp-content/uploads/Edital-013-2016.pdf