Servidores protestam contra aprovação do projeto da RGA em primeira votação e Zeca Viana pede vistas

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

Mesmo sob muitos protestos dos servidores que lotaram o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso na manhã desta segunda-feira (27.06), deputados aprovaram em primeira votação o projeto de lei encaminhado pelo governo do Estado que prevê reajuste de 6% da Revisão Geral Anual (RGA), mais 5,28% condicionados a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A sessão desta segunda-feira foi marcada de forma extraordinária, após o desembargador Márcio Vidal ter suspendido liminarmente a primeira votação que aconteceu na última quarta-feira (22.06).

Depois de muitas manifestações dos servidores públicos que estavam no plenário, e antes que se iniciasse a segunda votação, que aconteceria nesta segunda-feira mesmo, o deputado Zeca Viana que já havia se manifestado totalmente contrário ao projeto, pediu vistas de 24 horas para que o mesmo seja analisado. Na oportunidade ainda, o parlamentar apresentou um substitutivo integral com uma nova proposta com o parcelamento de 11,28% em nove vezes, entre julho de 2016 a março de 2017.

Diante do pedido do deputado Zeca Viana, uma nova sessão para votar o projeto acontecerá nesta terça-feira (28.06), ás 10 horas da manhã. “Acreditamos que poderá haver alguma mudança depois da sessão de hoje e dois deputados que haviam votado favoráveis ao projeto já saíram do plenário afirmando que poderão mudar o voto, então, estamos nessa expectativa a partir de agora”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista.

VOTOS – No total, foram 13 votos a favor contra 9. Votaram a favor os deputados Guilherme Maluf (PSDB), Wilson Santos (PSDB), Mauro Savi (PR), Oscar Bezerra (PSB), Pedro Satélite (PSD), Eduardo Botelho (PSB), Dilmar Dal’ Bosco (DEM), Baiano Filho (PSDB), Max Russi (PSB), Zé Domingos (PSD), Gilmar Fabris (PSD),  Nininho (PSD) e Wagner Ramos (PSD), único parlamentar que mudou o voto da sessão de quarta-feira quando havia votado contrário.

Foram contra os deputados Perry Taborelli (PSC),  José Carlos do Pátio (SDD),  Sebastião Resende (PR),  Janaina Riva (PMDB), Zeca Viana (PDT),  Silvano do Amaral (PMDB), Emanuel  Pinheiro (PMDB), Leonardo Albuquerque (PSD) e Wancley Alves (PV).