Servidores penitenciários decidem pela permanência na greve e por manter 50% de visitação a presos

postado em: Notícias | 0

 

 

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

 

Na tarde desta terça-feira (14.06) foi realizada mais uma assembleia dos servidores do sistema penitenciário com objetivo de definir a continuidade da categoria na greve geral do funcionalismo público, além das ações acerca do movimento.

 

A abertura da assembleia contou com a participação dos juízes da Vara de Execução Penal, Dr. Geraldo Fidélis e Bruno Marques, que na oportunidade falaram da importância do trabalho dos servidores do sistema penitenciário.

“O trabalho dos servidores aqui em Mato Grosso é exemplar. Se temos ações boas no sistema penitenciário mato-grossense é graças ao empenho e dedicação dos servidores aqui do Estado”, disse Fidélis.

 

Já o Dr. Bruno ressaltou o respeito que o judiciário tem pelos servidores. “É por conhecer o trabalho de vocês e por esse respeito que temos pelo sistema penitenciário que estamos aqui para falar com vocês. Não somos donos da verdade, a greve é direito constitucional, e pode se restringir ações, mas não suspendê-las totalmente. Esse é só um alerta que fazemos a vocês e gostaríamos que lembrassem que há 5 anos anos vocês não tinham o poder que tem hoje e que vocês devem mantê-lo”, disse o juiz.

 

Após a participação dos representantes do judiciário, o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, deu continuidade a assembleia. Na oportunidade, diversos servidores se pronunciaram e desabafaram em relação aos últimos acontecimentos.

 

Posteriormente foram feitos alguns encaminhamentos e ficou decido que a categoria continua em greve e que dará continuidade as visitas, mas com as restrições já definidas anteriormente, as quais permanecerão, sendo elas: será permitida apenas uma visita por semana por cada preso nas penitenciárias e a cada 15 dias nas cadeias públicas, mas sem entrega de materiais, de alimentos, e não será permitida a entrada de menores de idade, além disso, foi aprovado a retirada de atendimento de advogados nas quartas-feiras, tendo em vista, que é dia de visita, permanecendo os atendimentos desses profissionais nas terças e quintas-feiras.