TJ intermediará negociação com servidores penitenciários

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

Os diretores do Sindicato dos Servidores Penitenciário do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) foram convocados para uma reunião neste sábado (11.06) pela corregedora Maria Herotildes do Tribunal de Justiça, que durante o encontro apresentou uma serie de medidas desfavoráveis ao movimento grevista, entre elas, a não realização de visitas, tendo em vista, que nem ao menos 30% delas estariam sendo realizadas.

“Ela alegou que poderia estar olhando para os dissídios coletivos protocolados pelas categorias em greve com outros olhos, ou seja, facilitaria no julgamento, tendo em vista, que na sua visão não seria uma greve totalmente ilegal, já que 30% das visitas estariam ocorrendo nas unidades penais”, explicou o presidente do Sindspen-MT, João Batista.

Diante dessa reunião, a diretoria do Sindspen-MT reuniu o comando de greve do sistema penitenciário e membros do Fórum Sindical para passar toda essa situação.

“Relatamos nossa conversa com a corregedora ao Fórum Sindical, que avaliou que era algo positivo para a luta coletiva do Revisão Geral Anual (RGA), sendo assim, nós convocamos também a comissão de greve para apreciar essa situação, e foi aprovado pela maioria que liberássemos as visitas, mas com mas com algumas restrições, sendo elas: será permitida apenas uma visita por semana por cada preso, sem entrega de materiais, de alimentos, e não será permitida a entrada de menores de idade”, salientou João Batista.

De acordo com Batista ainda, o movimento grevista dos servidores continua firme e mais forte do que nunca, mas que essa decisão foi necessária no momento. “Só estamos atendendo a um pedido da corregedora, mas isso não quer dizer que nossa greve acabou, pelo contrário, ela esta mais forte do que nunca”, salientou.

PRESENÇA – A reunião que aconteceu na tarde desta sábado com o comando de greve também contou com a presença de diversos lideres sindicais, representantes de outras entidades, que apoiaram a decisão da categoria, que deverá realizar uma nova assembleia na próxima terça-feira (14.06) para novas tomadas de decisões.

COLETIVA – Todas as informações em relação a decisão da categoria foram repassadas para a imprensa cuiabana através de uma entrevista coletiva na sede do Sindspen-MT, onde também compareceu o deputado estadual Manuel Pinheiro, que tem dado total apoio ao movimento grevista dos servidores de Mato Grosso.

Durante a entrevista ainda, diversos lideres sindicais ligados a segurança pública falaram sobre a fragilidade do momento e a insegurança ocasionada pelo governo do Estado na população mato-grossense.