Problemas começam a se intensificar nas unidades penais de MT

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

Hoje, nono dia de greve no sistema penitenciário de Mato Grosso, inúmeros problemas começam a ser registrados nas unidades penais do Estado.

Somente no dia de ontem, terça-feira (07.06), houve duas situações envolvendo as unidades penais de Mato Grosso. Uma delas foi na Penitenciária Central do Estado (PCE), onde cerca de 50 mulheres de presos fizeram um protesto em frente da unidade. “Elas querem pressionar para a volta das visitas, apesar de deixarem bem claro que são favoráveis ao movimento dos servidores”, disse o secretário geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), Ademir da Mata.

Outra situação foi registrada na Cadeia Pública de Pontes e Lacerda, onde os presos iniciaram uma rebelião e colocaram fogos em colchões.

Já na manhã desta quarta-feira (08.06), o problema foi no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), onde 2 presos foram feitos de refém na ala L, sendo esta a ala evangélica. “Nessa situação foram pegos de refém dois presos que são lideres evangélicos dentro dessa ala, eles foram amarrados e foi então que se começou um grande tumulto no local”, contou Ademir.

No sentido de se resolver a situação, servidores penitenciários que estão em greve em frente ao CRC entraram para ajudar e conseguiram conter a situação, que iniciou por volta das 08 horas e durou cerca de duas horas.

“Os servidores entraram na ala, contiveram os detentos, liberaram os reféns e conseguiram apreender alguns materiais ilícitos que estavam sob o poder dos presos”, falou o secretário geral do Sindspen-MT.