RGA – Fórum Sindical se reúne com comissão de deputados

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

Conforme estava previsto, uma nova reunião entre Fórum Sindical e os membros do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa aconteceu na manhã desta quinta-feira (19.05). Também estava presente o líder do governo na Casa de Leis, deputado Wilson Santos e o vice-líder do governo, deputado Dr. Leonardo.

Durante a reunião, alguns lideres sindicais fizeram uso da palavra, entre eles, o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, que afirmou já esperar essa postura do governo e fez um comparativo entre os salários dos agentes penitenciários mato-grossenses com outros Estados.

“O nosso esta bem abaixo se compararmos com Rio Grande do Sul, por exemplo, então, se eles não vão pagar o RGA, mas eles tem um plano de carreira em que o salário chegará a 8 mil em 2018 e nós aqui, o que temos?”, indagou o presidente, que ao encerrar sua fala, sob aplausos, disse: “dentro de nós tem um combatente que prefere tombar lutando do que viver de joelhos. Vamos a luta”.

Após apresentação dos argumentos dos sindicalistas, e alguns impasses entre os próprios deputados, o Fórum Sindical propôs que a Assembleia Legislativa devolva ao Estado cerca de 150 milhões que se encontram no caixa da Casa de Leis, para que esse valor seja revertido na recomposição dos servidores. A proposta dos lideres sindicais foi acatada por todos os deputados presentes e agora será apresentada ao presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf, que se encontra em viagem e discutido com demais parlamentares.

A comissão de deputados afirmou então, que fará a proposta ao governo do Estado de se pagar em duas parcelas. Uma no mês de maio na ordem de 7,5%, conforme previsão da Lei Orçamentária, e outra em junho com 3,77% com as respectivas correções inflacionárias dos dois meses.

A maioria dos lideres sindicais que compõe o Fórum Sindical se manifestaram contrários, afirmando que só aceitam a recomposição de forma integral nesse mês.

COMISSÃO – A comissão formada pelos 12 deputados estaduais, que se comprometeram em intermediar a negociação com o governo do Estado, são: Emanuel Pinheiro, Wilson Santos, Max Russi, Zé do Pátio, Janaina Riva, Pery Taborelli, Wagner Ramos, Saturnino Masson, Sebastião Rezende, Eduardo Botelho, José Domingos e Dilmar Dal Bosco.

Anexos

EEEEEE.jpg