Detentos participam de mutirão para retirada de documentos em Nova Mutum

postado em: Notícias | 0

 

 

Recuperandos da unidade penal de Nova Mutum, cerca de 260 km da capital, participaram nesta quarta-feira (27.04) de um mutirão para confecção de segunda vias dos documentos pessoais, como RG, CPF e CTPS.

A confecção dos documentos para os presos acontece em parceria com secretaria de Promoção e Assistência Social do município. “Isso só foi possível graças ao apoio do município, Conselho da Comunidade, Ministério Público, Defensoria, Judiciário, Poder Executivo e servidores, que mesmo com baixo efetivo, sendo apenas 16, eles não mediram esforços para ajudar”, contou o diretor da unidade penal, Antônio Pereira de Lima.

 

Segundo ainda o diretor da cadeia pública, essa ação ajuda na reinserção do detento. “Acredito que com a confecção dos documentos se resgata a dignidade, alto estima e o próspero retorno ao convívio social”, disse ele, ressaltando ainda, que, “é dever nosso enquanto gestor penitenciário aplicar o que rege a LEP, e ações como essas se tornam exemplo”.

A unidade penal de Nova Mutum esta super lotada, conta hoje com 174 detentos, sendo 50 condenados e 97 provisórios, deste montante, muitos são de outros Estados, por isso, a dificuldade em se recolocá-los em algum programa como curso, aulas, e trabalho extramuros se os mesmos não tiverem documentos.


“Agradeço o empenho de todos e este programa de emissão de documentos, o qual deve continuar ininterruptamente, apesar de que só não fazemos mais por falta de servidores, principalmente administrativos, que não temos, toda demanda fica a cargo da direção,  o que sufoca todas as ações”, reclamou Lima.

Anexos

de.jpg

dt1.jpg

dt2.jpg

dtq.jpg