Servidores penitenciários participam da segunda assembleia do ano

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

Conforme ficou acordado na última assembleia, um novo encontro entre a categoria dos servidores penitenciários de Mato Grosso aconteceu na tarde desta quinta-feira (03.03) para tomada de novas decisões em relação a algumas reivindicações feitas ao governo do Estado, como por exemplo, a realização do concurso público.

Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, abriu a assembleia fazendo uma avaliação da paralisação de 48 horas. “Foi muito importante o movimento e o resultado foi satisfatório, além de que a categoria esta de parabéns pela participação e pela demonstração de união e de força”, disse.

Batista também destacou que todas as reivindicações avançaram desde a última assembleia e que o governador do Estado, Pedro Taques, se comprometeu publicamente, em reunião na Sejudh no dia 22 de fevereiro, em atender os quatro itens da pauta. “O próprio governador afirmou publicamente que irá fazer a aquisição de fardamento e que o processo já esta em tramitação na Sejudh, também disse que fará suplementação de 12 milhões para a secretaria fazer a substituição de viaturas, além dos coletes balísticos que também serão adquiridos juntamente com a compra da Policia Civil”, informou o sindicalista aos servidores presentes.

O item mais preocupante da pauta e que ainda gera descontentamento nos diretores do Sindspen-MT e nos servidores é a questão do concurso público. “Ainda temos um grande impasse em relação ao concurso público, já que a data proposta pelo estado para lançamento do edital não atende nossas expectativas, que ficou para o dia 24 de junho”, falou Batista, explicando que o governo do Estado justifica o prazo dizendo que a empresa contratada para a realização do certame tem um prazo legal de 60 dias para lançamento do edital.

RESULTADO – Após algumas colocações por parte dos servidores, foi proposto e aprovado pelos presentes, que a categoria acata o cronograma apresentado condicionado a uma alternativa emergencial que é a jornada voluntária remunerada como forma de melhorar o efetivo até a convocação dos próximos concursados.

“Essa foi um dos encaminhamentos apresentado pelos servidores e que iremos propor ao governo do Estado para que se supra a falta emergencial de servidores nas unidades penais”, afirmou Batista.

Outras decisões tomadas pela categoria, além de marcar uma nova assembleia para daqui a 30 dias, foi encaminhar a Sejudh um oficio apresentando um cronograma, com datas, para aquisição dos itens negociados.

PAUTA NACIONAL – A próxima pauta apresentada e discutida durante a assembleia foi a nacional, onde foi apresentado pelo presidente do Sindspen-MT que há necessidade de se enviar uma caravana de servidores à Brasília para se acompanhar a sessão da Comissão de Desenvolvimento Nacional que acontecerá na próxima quarta-feira, tendo na pauta o PLS 513/2011, que possibilita a contratação de PPP’s (Parceria Público Privada) para administrar as unidades penais do País.  A caravana também foi colocada em votação e aprovada por todos.

Anexos

fffff.jpg