Agente penitenciário é destaque em atletismo e é o único representante da segurança pública nos pelotões de elite

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT

O agente penitenciário Gletson Ferreira da Silva é destaque em todas as corridas de rua que participa e sempre acaba conquistando as primeiras colocações, além de ser o único profissional da segurança pública do Estado a estar no pelotão de elite da famosa Corrida de Reis, por exemplo.

Gletson nos conta que começou a participar de corridas há 12 anos e sua primeira participação foi na Corrida de Reis no ano de 2004. “Tudo começou com uma brincadeira com um amigo, que me falou na época que tinha se inscrevido e queria que eu fosse junto. Decidi correr com ele e para minha surpresa, dos 10 mil candidatos inscritos, eu fiquei em 638 e completei a prova em 50 minutos, foi então que vi que poderia melhorar o meu tempo e a minha colocação se treinasse, e foi isso que fiz. No segundo ano que participei, reduzi o tempo e a minha colocação pela metade. Depois de 4 anos participando, eu já me classifiquei para o pelotão de elite, onde permaneci desde então”, contou ele.

Para participar do pelotão de elite, o atleta que participa da Corrida de Reis, por exemplo, a mais famosa do Estado de Mato Grosso, já que conta com atletas de diversos outros estados e até mesmo de outros países, até o ano de 2012, o participante tinha que ficar entre os 100 melhores na prova do ano anterior. “Depois de 2012, o número diminuiu para 50, ou seja, para estar no pelotão de elite tem que estar entre os 50 melhores tempos”, explicou o atleta agente penitenciário, que sempre conseguiu se manter entre os melhores, com exceção do ano passado, onde ele teve problemas de saúde e ficou fora do pelotão de elite deste ano. “Eu sai juntamente com os demais atletas, mas felizmente, consegui ultrapassar e chegar no pelotão de elite, então, em 2016 eu estarei novamente entre os 50 que largarão na frente”.

Gletson diz que não é fácil, “tem que pagar o preço, treinar e se dedicar muito, as vezes não podemos contar nem com o apoio dos próprios colegas, mas o importante é não desistir”, afirma ele, que atribui todo se esforço a dedicação, primeiramente a Deus e depois a ajuda de seus familiares e apoiadores como o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT). “Eu vejo como uma superação, eu nunca esperava conseguir bons resultados, mas sempre com Deus na frente, com perseverança e persistência você chega onde quer, e também com o apoio fundamental de todos aos quais eu agradeço imensamente como ao meu sindicato, que sempre me apoia”.

A última prova que o agente penitenciário participou foi a Corrida do Bope, no inicio de fevereiro, a qual, Gletson conquistou a terceira colocação geral, sendo o único representante da segurança pública no podium para receber o prêmio. Ele também já se prepara para o seu próximo desafio, a Corrida do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, no próximo mês de abril, mas ele ainda pretende ir mais longe, participar também de corridas em outros estados, como a tradicional corrida de São Silvestre, em São Paulo.

Para a diretoria do Sindspen-MT é um orgulho estar tão bem representada nessa área. “Temos ótimos atletas como o Gletson, no sistema penitenciário, que tão bem nos representa e esta levando o nome da nossa categoria em destaque no estado. Para nós realmente é um orgulho”, disse o presidente, João Batista.

ddddddddd.jpg

ccccccc.jpg