Governador mantêm datas de pagamentos a servidores após mobilização de lideres sindicais

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/SINDSPEN-MT

Após veiculação na mídia de possíveis alterações em datas de pagamentos de salários, de 13º e RGA 2016, o governador do Estado, Pedro Taques se reuniu na manhã desta terça-feira (19.01) com lideres sindicais que compõe o Fórum Sindical de Mato Grosso.

“Essa reunião já estava previamente agendada e tinha como foco principal, a apresentação dos dados financeiros do Esdo, ou seja, a receita e despesa do governo e situação econômica em que se encontra Mato Grosso”, informou o secretário geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SIDNSPEN-MT), Ademir da Mata, que juntamente com o vice-presidente, Arilson Moreira estiveram presentes no encontro representando o SINDSPEN-MT, tendo em vista de que o presidente, João Batista, se encontra em Brasília em congresso da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN), onde estão sendo criadas as pautas de luta nacional das carreiras do sistema penitenciário, priorizando a PEC 308/04.

Os dados financeiros foram apresentados na oportunidade pelo secretário de Gestão, senhor Júlio Modesto, posteriormente, o governador declarou que mesmo com a situação difícil em que se encontra o estado financeiramente, não fará nenhuma alteração em datas de pagamentos, conforme estava sendo cogitado pela imprensa e pelos servidores.

“Essa informação seria falsa segundo os representantes do governo e que tinha como intuito desestabilizar as categorias, mas no nosso ver,  foi uma manobra do governador e seus secretários para testar se os servidores estão unidos ou não”, disse Ademir, enfatizando ainda, que a união dos sindicatos que compõe o Fórum Sindical foi fundamental para que essa decisão fosse tomada e as datas mantidas.

DECISÃO – Conforme informado aos lideres sindicais, o pagamento do salário mensal continuará no último dia útil de cada mês; o 13º salário fica mantido no mês de aniversário do servidor; e o pagamento do RGA 2016 será acompanhado mês a mês pelo Fórum Sindical e o mesmo voltará ser discutido em meados de abril com as categorias.

“Em relação ao RGA 2016, nós do sistema penitenciário já declaramos sermos contrários ao parcelamento do mesmo, conforme foi feito em 2015. Nós não concordamos”, declarou o secretário geral do SINDSPEN-MT.

ENCONTRO – Um novo encontro entre os lideres sindicais do Fórum Sindical esta marcado para acontecer hoje a partir das 15 horas para tomada de decisões acerca da reunião com o governador.