Reunião é transferida e novas ações são definidas pelo Fórum Sindical

A Reunião do Fórum Sindical que aconteceria na tarde desta quarta-feira (13.01) com representantes do governo do Estado foi remarcada de forma integrada para o dia 19 de janeiro, quando o governador Pedro Taques deve apresentar propostas efetivas aos servidores em relação a possíveis mudanças na data do pagamento de salários , pagamento de 13º e pagamento RGA 2016. O Fórum Sindical se posiciona contrário a qualquer alteração.

“Essa reunião que estava marcada para hoje a tarde seria para que a equipe econômica do Estado nos apresentasse os dados financeiros em que se encontra Mato Grosso, mas diante do cancelamento, só iremos conhecer essas reais informações na reunião do dia 19”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista.

Como uma reunião preparatória do Fórum Sindical para o encontro desta tarde já estava marcada para acontecer na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (SINTERP), o secretário de Gestão, Júlio Modesto foi pessoalmente até o local para justificar aos lideres sindicais o cancelamento da reunião com a equipe econômica.

“Ele nos informou que o secretário de Fazenda está de férias e em viagem, em função disso, não seria possível se reunir conosco nessa tarde, foi então que negociamos com ele de que após essa reunião do dia 19 de janeiro, após nos serem apresentados esses dados, teremos 5 para analisarmos os dados, sendo ainda, que há possiblidade de realizarmos também, uma movimentação integrada com todas as categorias no dia 25 de janeiro”, informou Batista.

ECONOMISTA – No sentido de se ter uma orientação profissional ao se analisar os números repassados pelo Estado, o Fórum Sindical contratou um economista, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que irá auxiliá-los.

“Gostaríamos de deixar bem claro a todos os nossos servidores que o fórum sindical não esta negociando nada com o governo, pois até então, todos os itens propostos pelo Estado como a passagem do pagamento para o dia 10, agora dia 5, pagamento do 13º salário apenas em dezembro e não mais na data do aniversário e o pagamento RGA 2016, o fórum sindical é contrário a qualquer mudança que se traga prejuízos ao servidor, ou seja, qualquer alteração que o estado fizer ele estará transferindo a divida do estado para os servidores e diante da sua discricionariedade, ele pode até impor isso, mudar por conta própria, mas não será sem luta das categorias, por isso o fórum vem trabalhando em conjunto”, disse Batista.

REUNIÃO/MOBILIZAÇÃO – A reunião do dia 19 de janeiro, com o governo do Estado esta marcado para acontecer a partir das 09h30min no auditório Garcia neto, já a possível mobilização coletiva das categorias poderá acontecer no dia 25 de janeiro, a partir das 14 horas, na Praça das Bandeiras.

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/SINDSPEN-MT