CDP de Lucas do Rio Verde desenvolve projetos que visam diminuir a criminalidade na cidade

Através de parcerias formadas por uma empresa particular e a Prefeitura Municipal teve inicio o projeto Vida Nova no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde.

Segundo a direção da unidade penal, o objetivo do projeto é estar preparando os reeducandos para o retorno a sociedade.

“Desde que iniciamos esse trabalho aqui em Lucas do Rio Verde não houve reincidência de retorno para a criminalidade e onde hoje aumentamos o número de recuperados atendidos nesse projeto”, disse o diretor Elison Douglas da Silva.

Para um dos detentos beneficiados pelo projeto, “essa é uma oportunidade de mudança que estão nos dando, além da dignidade que pensávamos ter perdido”, disse ele.

Atualmente o CDP de Lucas do Rio Verde possui uma população carcerária de 262 presos para um contingente de apenas 21 servidores. Um déficit que vem sendo trabalhado pela diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT) para que seja suprido.

“Sabemos de toda dificuldade do diretor e servidores da unidade de Lucas do Rio Verde, principalmente em relação a essa questão do número de presos e de servidores, situação essa que já estamos buscando junto ao superintendente de Gestão de Cadeias e ao secretário adjunto de Administração Penitenciária uma medida paliativa, pelo menos, até a realização do concurso público e convocação de mais servidores, mas temos que ressaltar, que mesmo com esse problema, eles estão fazendo um ótimo trabalho na unidade”, disse o secretário geral do SINDSPEN-MT, Ademir da Mata.