Fórum Sindical se reúne com secretário de Gestão para esclarecimentos

Após declarações do secretário de Planejamento de Mato Grosso, Marcos Marrafon, de que o governo irá reduzir a carga horária e vencimentos dos servidores do Estado, o Fórum Sindical se reuniu na manhã de terça-feira (22.09) com o secretário de Gestão, Júlio Modesto. Representando o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT) estava a Diretora Parlamentar, Jacira Maria da Costa.

O assunto principal da reunião foi a declaração do secretário de Planejamento, que assustou os representantes dos sindicatos, membros do Fórum Sindical.

Na oportunidade, o secretário de Gestão esclareceu que será lançado em breve um pacote de medidas para contenção de gastos, mas que o mesmo será analisado em conjunto com o Fórum antes de ser enviado a Assembleia Legislativa para aprovação.

“Ainda não temos nada decidido a respeito desse assunto”, garantiu Modesto, que afirmou que irá mandar uma nota de esclarecimento para os servidores sobre o assunto no sentido de tranquilizá-los sobre isso.

Durante a reunião ainda, representantes do Fórum Sindical solicitaram ao secretário uma reunião com o governador Pedro Taques, com objetivo de levar sugestões sobre redução de despesas.

Em resposta a solicitação, o secretário prometeu viabilizar uma reunião do governador com o Fórum nos próximos 20 dias para se tratar desse assunto.

“Foi cobrado ainda do secretário, que o governador garantiu após ser eleito que tudo que for inerente ao servidor será dialogado em conjunto com o Fórum”, contou Jacira.

VERMELHO – Outra pauta discutida foi a declaração do secretário de Gestão de que a arrecadação do Estado esta no vermelho. “Sobre isso, ficou de ser agendada uma reunião no mês de outubro para que seja apresentado o fechamento do quadrimestre a respeito da receita e despesas do Estado e até que ponto esta atingindo a lei de responsabilidade fiscal”, informou a diretora parlamentar do SINDSPEN-MT.

CRONOGRAMA – Júlio Modesto disse ainda durante o encontro, que na próxima semana estará lançando um cronograma de atendimento aos sindicatos que já estiveram conversando com ele sobre demandas especificas de cada categoria e citou a questão dos concursos públicos, onde segundo ele, a secretaria esta fazendo um estudo por categoria sobre a necessidade conforme vacância de servidores.

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/SINDSPEN-MT