Servidores penitenciários se reúnem em assembleia para discutir falta de segurança nas unidades penais do Estado

Diante dos inúmeros problemas referentes a falta de segurança nas unidades penais do Estado, a diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (SINDSPEN-MT) se reuniu em assembleia na tarde desta segunda-feira (21.09) com a categoria.

Cerca de 100 profissionais marcaram presença no evento, que aconteceu na Associação dos Servidores da polícia federal (ASEF), entre eles, representantes de todas as subsedes do SINDSPEN-MT no interior do Estado, sendo Cáceres, Sinop, Pontes e Lacerda, Juína, Tangará da Serra, Água Boa e Rondonópolis.

Durante a reunião, muitos servidores fizeram questão de relatar a situação caótica em que estão vivendo nas unidades penais, principalmente em função da falta de efetivo, problema este que coloca a unidade e os agentes penitenciários em risco.

Após diversos posicionamentos, foram feitos alguns encaminhamentos, entre eles, uma paralisação da categoria por 24 horas, mas por fim, a categoria decidiu por aguardar uma resposta por parte do governo do Estado, acerca de um novo concurso público para decidir os próximos passos da categoria.

“Segundo alguns servidores presentes na assembleia, a única alternativa para o governo enxergar a situação caótica em que se encontra o sistema penitenciário seria cruzarmos os braços, porem, uma vez que tivemos por parte do secretário da Casa Civil, Paulo taques, demonstração de ouvir a necessidade da categoria e se comprometeu junto ao governador de buscar alternativas, fez com que a maioria resolvesse aguardar para a próxima assembleia”, disse o presidente do SINDSPEN-MT, João Batista.

Diante disso, uma nova assembleia entre os servidores ficou agendada para o dia 02 de outubro.

“Até a próxima assembleia já teremos uma resposta por parte do governo do Estado a respeito do concurso público, já que temos uma reunião com o secretário da Casa Civil, na próxima sexta-feira (25.09)”, informou Batista.

ENTREVISTA – Para falar mais sobre essa falta de segurança nas unidades penais do Estado, bem como sobre o resultado da Assembleia entre a categoria , o presidente do SINDSPEN-MT, participará de entrevista ao vivo no Jornal da Manhã, da TV Record, nesta terça feira (22.09). A entrevista terá início a partir das 07 da manhã.

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/SINDSPEN-MT