Diretor do CCC completa um ano a frente da unidade com relevantes serviços prestados ao Sispen de MT

Desde que entrou para o Sistema Penitenciário de Mato Grosso, há cerca de 10 anos, o agente penitenciário Isaias Marques de Oliveira, tem em sua carreira uma extensa lista de bons serviços prestados ao Estado, entre eles, no sistema socioeducativo, onde trabalhou por cerca de 2 anos, assim que ingressou nessa área.

Em sua ficha funcional também consta o trabalho desenvolvido na Penitenciária Centra do Estado (PCE), onde desenvolveu a função de chefe de disciplina, subdiretor e de diretor. Na maior penitenciária do Estado ele prestou serviços por 4 anos. Também já trabalhou na gerência de escolta e no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), de onde saiu em julho de 2014 para assumir o Centro de Custódia de Cuiabá (CCC).

Sob a direção de Marques, a realidade hoje do CCC é outra e as melhorias não se entendem só aos recuperandos com nível superior, colaboradores da justiça e condenados pelo não pagamento de pensão alimentícia, mas principalmente aos servidores, considerados pelo diretor, os principais responsáveis pelas mudanças no local.

“Nós temos aqui uma equipe exemplar, que sem a ajuda deles, sem o empenho e dedicação de cada um, não teríamos a estrutura e a organização que temos hoje”, ressaltou o diretor, que é formado em Administração de Empresas e possui em seu currículo, diversos cursos de capacitação, como o de formação, práticas operacionais, entre outros, que totalizam aproximadamente 15 qualificações que o ajudaram a desenhar a sua trajetória no sistema penitenciário mato-grossense.

“Sabemos que a preparação e a busca por qualificação é o melhor caminho para obtermos sucesso no nosso trabalho e atingirmos o nosso objetivo”, destacou Marques.

MELHORIAS – Entre as principais mudanças dentro do CCC desde que assumiu a direção do local, Marques destaca a construção do parlatório.

“Não tínhamos parlatório, mas com a ajuda de advogados e da secretaria conseguimos construir um local adequado para esse atendimento, também ampliamos a parte administrativa, instalamos 12 câmeras para melhorar a segurança da unidade, as quais foram doadas pelos próprios servidores, construímos a horta com doação de sementes e plantas também pelos servidores e familiares de reeducandos. O mato ao redor da unidade foi limpado com o trabalho dos apenados”, contou ele, ressaltando que hoje são 10 detentos trabalhando em serviços de manutenção no CCC.

Um outro projeto implantado na unidade, criado pelo CNJ e que é motivo de orgulho para o diretor do CCC é o de “Remissão para Leitura”, o qual consiste em cada um livro lido pelo detento por mês, faz com que ele consiga reduzir 4 dias da pena.

“Ele funciona assim, o recuperando tem direito a ler 1 livro por mês, ele faz um resumo da leitura, o qual é avaliado por uma comissão formada por 5 servidores e caso aprovada a resenha por essa comissão, é enviado um relatório a justiça e o preso tem diminuídos 4 dias de sua pena. Esse é um projeto que foi implantado no CCC há cerca de um ano e meio e é considerado uma forma de ressocialização”, afirmou Marques.

Atualmente estão presos no CCC, que fica anexo ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Carumbé, 22 homens e alguns servidores que estão sob o comando de Marques e que recebem do líder, todos os méritos pelo exemplo de unidade penal bem organizada no Estado.

“Nós não trabalhamos sozinho, e a ajuda dos servidores é primordial para o bom andamento da unidade, e todos os servidores daqui são extremamente comprometidos com o trabalho e é graças a eles que temos hoje a unidade que temos”, finalizou o diretor.

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/SINDSPEN-MT