A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria da Costa participou na tarde desta sexta-feira (25), da solenidade de reinauguração da Biblioteca e Sala de Apoio aos Acadêmicos do Sistema Penitenciário (Sispen) “Eutália Cecília da Silva”, da Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário (CEASP). No local também foi inaugurado a galeria de fotos dos gestores anteriores.
Participaram também do evento o secretário adjunto de administração Penitenciária, Emanoel Flores e secretário de segurança pública Alexandre Bustamente, que em sua fala enfatizou a importância da capacitação. “Em minha trajetória passei por duas academias e sei a importância de se capacitar, temos também que entender que a nossa missão como servidor público tem muita coisa a ser feita ainda principalmente aos policiais penais que a carga é maior, por isso é muito importante estar sempre se aperfeiçoando, aproveito a oportunidade para parabenizar a todos os servidores do Sistema Penitenciário”, afirmou Bustamante.
Um dos primeiros gestores da Coordenadoria de Ensino, o policial penal Pedro Piu de Souza que coordenou no ano no período de 2013 a 2015 prestigiou o evento e parabenizou o seguimento dos trabalhos. “O Sistema Penitenciário é uma instituição que não para nunca, trabalhamos diuturnamente e a coordenadoria foi um elo muito importante aos servidores, pois através da Ceasp nos tornamos profissionais mais valorizados e reconhecidos. Hoje me sinto muito honrado de ver a evolução da coordenadoria o que significa que o trabalho não parou e continua acontecendo”, disse.
A policial penal Tatiana Correia da Silva lotada na Gerencia de Serviços de Operações Especializadas (Soe) classificou com excelência a atuação da Ceasp. “A coordenadoria está dando um grande passo, a estrutura apresentada será de muito valia aos servidores a capacitação sempre é bem vinda. Parabenizo também pela linda homenagem que fizeram a nossa guerreira Eutália que sempre esteve a frente impulsionando as mulheres”.
O evento foi marcado com emoção, ao lembrar quem foi a policial penal Eutália, o coordenador da CEASP, Rege da Rocha se emocionou. “Eutália atuou no Sistema Penitenciário por 18 anos e deixou o legado de sempre buscar se capacitar, além de ter sido uma profissional que realizou o serviço público de forma diferenciada. O intuito é deixar essa referência a todos os servidores penitenciários que passarem por aqui”.
A advogada, Inês Cecilia Felski, filha de Eutália esteve presente no evento acompanhado pelo pai e tios e agradeceu a homenagem prestada a sua mãe. “Fico muito honrada por minha mãe ler lembrada dessa forma, ela sempre foi preocupada com o serviço público e deixou um exemplo de serviço prestado”.
A presidente do Sindspen, Jacira Maria classificou a iniciativa da coordenadoria como um marco aos servidores penitenciários. “Gostei muito de ver o trabalho que está sendo realizado pela Ceasp, além dos projetos futuros, acho aplausível, pois capacitação e conhecimento é o futuro do país e os nossos profissionais devem evoluir e se aperfeiçoar sempre, não podemos ficar um passo para trás”.
Entrega de furgões
Foram entregues ainda nove veículos furgões para transporte de reeducandos que iram benificiar nove unidades penais. Os furgões foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Cada veículo já vem com câmera de videomonitoramento instalada no interior e têm capacidade para transportar oito recuperandos, além da equipe de policiais penais.
As unidades que foram contempladas estão sediadas nos municípios de Cuiabá (4), Sinop (2), Várzea Grande (1), Rondonópolis (1) e Água Boa (1).
Na capital, os veículos foram entregues para a Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Gerência de Custódia Metropolitana e Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE).
(Com informações da Sesp).