Operação na Penitenciária Mata Grande apreende drogas e celulares e coíbe entrada de drones

| 0

 

Na madrugada desta quarta-feira (04.06.2025), a Direção da Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia “Mata Grande”, em conjunto com o Plantão Charlie, realizou uma operação de revista no Raio II – IE como parte do programa “Tolerância Zero às Facções Criminosas”, do Governo de Mato Grosso. A ação teve como objetivo impedir a entrada de materiais ilícitos e manter a ordem no presídio.

A operação foi deflagrada após diversas tentativas de um drone invadir o espaço aéreo da penitenciária na noite anterior. Graças ao monitoramento dos policiais do Plantão Bravo, o equipamento não conseguiu descarregar os pacotes. Como medida de repressão, as equipes adentraram o Raio II durante a madrugada, enquanto os presos dormiam, e conduziram uma revista minuciosa nas celas, incluindo a verificação de possíveis danos nas grades.

Durante a operação, foram apreendidos três porções de pasta base de cocaína, onze porções de maconha, dois aparelhos celulares, três fontes, dois carregadores e um fone de ouvido. A direção da penitenciária ressaltou que, desde a pandemia, drones têm sido usados frequentemente para introduzir itens proibidos, com mais de cem aparelhos já apreendidos.

Apesar da instalação de telas de proteção e barreiras físicas, os criminosos continuam usando estratégias elaboradas, como o envio de dois drones simultâneos – um para danificar as barreiras e outro para lançar os pacotes. Diante disso, as operações de revista e as ações de vigilância têm sido fundamentais para interceptar essas tentativas.

A direção da penitenciária enalteceu a dedicação e a coragem dos policiais penais, que, mesmo diante das constantes ameaças, mantêm o controle do presídio e impedem a ação do crime organizado.