Presidente da frente de Reestruturação do Sistema Penitenciário, Capitão Alberto e Deputada Bia Kicis, da CCJ, pedem para Mauro negociar com Policiais Penais

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

A paralisação dos policiais penais de Mato Grosso recebeu dois importantes apoios recentemente da presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, deputada Bia Kicis (PSL-DF) e do presidente da Frente Parlamentar Mista de Desenvolvimento Estratégico do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e Crime Organizado no Brasil, deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM). Em vídeo os parlamentares pedem ao governador Mauro Mendes que receba a categoria pra negociação.

A reunião em Brasília teve a participação do Secretário Geral do (Sindspen-MT), Lucivaldo Vieira, e do Presidente da Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários (Fenaspen), Fernando Anunciação.

Na gravação deputado Capitão Alberto, defende que policiais penais sejam mais valorizados já que são qualificados e de nível superior mas que recebem salário não condizente com a carreira e serviço que prestam. “Solicitamos ao governador que reveja essas negociações. Não há segurança publica de qualidade sem policia penal pra colocar ordem no sistema penitenciário”, defendeu.

A presidente do CCJ, deputada Bia Kicis, pediu também ao governador valorização dos profissionais e disse levar um susto ao ver o “contra-cheque dos servidores”. “Neste momento de negociação deixo aqui meu apoio aos policiais penais de Mato Grosso e a todos os país”, endossou.

O presidente da Fenaspen, Fernando Anunciação, disse que as visitas aos deputados que compõe a Frente Parlamentar de Segurança Pública foram bastante produtivas. “Tivemos aqui vários apoios a luta dos policiais penais de todo o Brasil e em especial de Mato Grosso. Vamos avançar mais ainda”, afirmou.

E por fim o secretário geral do Sindspen-MT, Lucivaldo também avaliou positivamente os apoios de lideranças nacionais do segmento. “Os parlamentares foram muitos solícitos as nossas demandas. Agradecemos aos deputados, que mesmo em recesso parlamentar foram receptivos a causa e entendem a necessidade das manifestações promovidas pela categoria em Mato Grosso”, finalizou.

PARALISAÇÃO: Os policiais penais de Mato Grosso, paralisados há 16 dias, são atualmente 2,8 mil servidores lotados em 46 unidades prisionais e buscam a recomposição salarial dos últimos 10 anos e plano gradativo de equiparação salarial. Os policias penais atualmente, representam a menor categoria em número de servidores das três forças de segurança pública, são eles: policiais civis, militares e penais. Estes profissionais que passam a maior parte do tempo da pena com reeducandos, tendo contato diário dentro dos presídios, cadeias e unidades prisionais.

Confira: