Na tarde da última quinta-feira (29), em Barra do Garça, ocorreu a cerimônia de apresentação do Projeto Agente Mirim (AGEM), idealizado pelo Policial Penal Fábio Aguiar, para as autoridades do município junto à câmara.
O projeto piloto, que funciona desde o ano de 2016 no município de Campo Novo do Parecis, desenvolve um trabalho de voluntariado, que auxilia crianças e adolescentes através de ensinamentos sobre cidadania, patriotismo, hierarquia, disciplina e conhecimentos cívicos. Com o objetivo de fortalecer a conjunção familiar e promover o desenvolvimento das potencialidades intelectuais, sociais e profissionais dos assistidos na ação social.
O evento contou com a presença de várias autoridades e representantes de instituições apoiadoras da iniciativa. Dentre vereadores, empresários, policiais civis e penais, que assistiram a apresentação junto com representantes do Conselho Tutelar; do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA); da Diretoria do Sindicato do Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT); do gabinete do Deputado João Batista (Pros); da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária do Estado (SAAP) e o superintendente regional Oeste do Sistema Penitenciário, João Borba.
A apresentação faz parte do cronograma que compõe o conjunto de esforços previstos para divulgação e implantação do Projeto AGEM no município.
A cidade de Barra do Garças que conta com uma população em torno de 61 mil habitantes, tem se mostrado ansiosa para o início das atividades do AGEM, previstas para o início do ano de 2022, onde iniciará atendendo 150 alunos com suas respectivas famílias.
O presidente do Sindspen-MT, Amaury Neves, reiterou sobre a importância da implementação do projeto e agradeceu o empenho de todos que colaboraram para seu lançamento. “É um grande avanço para todos, não só para os jovens para quem esse projeto será direcionado, mas aos servidores também, que têm a chance de trabalhar competências e aprender junto aos alunos. O sentimento é de gratidão por essa conquista e Barra do Garça é o primeiro de um grande projeto que irá crescer se expandir buscando sempre ser didático”, disse Amaury.