Sindspen-MT promove campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

O Sindicato dos Servidores Penitenciário do Estado de Mato Grosso, Sindspen-MT, promove pelo 3º ano seguido a campanha do outubro rosa e novembro azul – meses dedicado a campanhas de prevenção cancer de mama e próstata, respectivamente.

O sindicato “convida os servidores, familiares e amigos a se sensibilizarem com a ação e apoiarem a campanha – que tem o objetivo de promover uma reflexão sobre as doenças”. E informa que entre os dias 17/09 e 30/09 os servidores poderão efetuar pedidos das camisetas personalizadas do Sindspen-MT de apoio a campanha – através do contato (65) 9 9360-8358. O valor será de R$ 40,00 (quarenta reais) por unidade – somente por encomenda. Os pedidos serão entregues a partir do dia 07/10 (sete de outubro).

Outubro Rosa

É o Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Novembro Azul

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, explica que apesar da campanha ter começado no Brasil com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.