Em Assembleia Geral, SINDSPEN-MT alinha procedimentos e apresenta novos candidatos a presidente

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

 

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso, SINDSPEN-MT, realizou na última quarta-feira, 28, a Assembleia Geral Extraordinária que tem como objetivo apresentar e entrevistar os candidatos à presidência do SINDSPEN-MT. A eleição ocorrerá no próximo dia 31 de julho – gestão sindical de 2021 a 2025. A reunião, que foi coordenada pela atual presidente do sindicato – Jacira Maria da Costa, contou também com a participação de vários servidores da categoria – além do advogado do SINDSPEN-MT, Elimar Azevedo Selvático. E dos dois candidatos à próxima gestão – João Fernando Santos Feitoza – Policial Penal (Chapa 01) e Amauri Benedito Paixão – Policial Penal (Chapa 02). “É muito importante escutar os candidatos para que possamos ter conhecimento sobre o que cada um tem de proposta para a gestão, os dois estão lembrando dos sindicalizados e essa é a nossa principal necessidade, é isso que nós queremos dos candidatos, essa atenção especial para questões voltadas para o servidor”, disse Jacira. “O objetivo do sindicato é um só, quando falamos em valorização, falamos em direitos, e de direitos não devemos abrir mão ou deixar o governo retirar. Então cabe ao Sindicato dar continuidade a essa luta e para isso devemos estar unidos”, pontuou. “O que os candidatos podem fazer de melhor para a categoria hoje é apresentar suas propostas, essas sim farão a diferença nos 04 anos de gestão, que é dar continuidade a imagem do sindicato forte como ele sempre foi. Precisamos, sim, renovar e ter pessoas que entrem para dar continuidade a essa caminhada, que já é vitoriosa”, finalizou a presidente.

Durante a Assembleia, os candidatos responderam perguntas com temas específicos sobre a implementação das propostas para a gestão sindical – e sobre as exigências da categoria a serem trabalhadas no durante mandato. Entre as principais pautas de abordagem estadual estiveram: Tabela Salarial; Regulamentação do órgão Policia Penal; ADI da Aposentadoria; Fechamento das unidades; Participação no Fórum Sindical e Contribuição do desconto sindical (2% bruto). Dentre pautas de abordagem e atuação em âmbito nacional, que poderão ser executadas junto a Federação Sindical Nacional Servidores Penitenciários (FENASPEN) estiveram a PEC 32; Lei Geral da Policia Penal; Privatização; Cogestão; Parceria Público Privada; Alteração no estatuto do desarmamento e entre outras relevâncias. O evento foi realizado de forma hibrida, presencial e remotamente – transmitido ao vivo pelo site do SINDSPEN-MT, exclusivamente para os servidores que se enquadram na categoria e estão afiliados ao sindicato, tais como Policial Penal/Agente Penitenciário, Assistente Penitenciário e aposentado. “Por 15 anos atuei no Sindicato, desde quando estávamos vinculados ao SIAGESPOC/MT, hoje, SINPOL/MT e idealizei termos um Sindicato, que pudesse atender aos anseios dos Agentes Prisionais, que não tinha voz e vez dentro da gestão pública. Tínhamos muitas demandas e nenhuma representatividade cuidando de nossas angústias, mas isso começou a mudar quando, Jacira Maria, Elizabeth Ourives e Almir Caboclo, materializaram esse sonho. Passamos por diversas etapas nessa construção, tivemos vitórias e êxito em muitos pleitos, por meio do SINDSPEN, e todas essas conquistas têm duas assinaturas: do Presidente João Batista de Souza e da Jacira Maria da Costa Silva. Estamos deixando um Sindicato com conquistas reais, pois quem entrou em 2004 até esta data e que viu as mudanças acontecerem sabe valorizar esse trabalho e por isso hoje temos uma disputa saudável com duas Chapas,  apresentando suas propostas e que terão como responsabilidade precípua,  manter a autonomia e hegemonia do Sindicato, nesse novo ciclo da Polícia Penal, que é a conquista mais importante a carreira dos Policiais Penais/Agentes Penitenciários e consolidada com a aprovação da Emenda Constitucional Estadual da Polícia Penal Estadual, que também recebem assinatura da Jacira Maria, Deputado João Batista Pereira de Souza e todos os sindicalizados que acreditaram que somos grandes, somos gigantes, portanto: Existimos! Desejamos sucesso a Chapa vencedora (31/07/21) e parabenizamos os candidatos-presidentes por dispor seu nome nas urnas em prol aos servidores sindicalizados para gestão 2021-2025, temos plena convicção que hoje, “o Sindicato é a última trincheira de defesa do trabalhador!”, encerra a presidente.

Candidatos

Chapa 01 – João Fernando Santos Feitoza – Policial Penal – 40 anos “Nós estamos em novos tempos e acreditamos que podemos trazer uma nova proposta para o sindicato. A primeira coisa é garantir a transparência do recurso que temos hoje, que é adquirido pela contribuição sindical de cada servidor. Mas nossa meta é a valorização salarial que tanto sonhamos, é o que nos provocou essa luta em relação ao governo, que veio para estrangular o servidor público e rotular como “causador de toda a questão prejudicial do estado”, o que não é. Então queremos buscar através da luta sindical que todos venham nos acompanhar nessa luta, para poder conquistar aquilo que deixamos para trás perante outras categorias semelhantes. Claro que existem outros projetos, tomar iniciativas para fazer o sindicato funcionar de verdade, para que traga com o tempo resultados ao servidor que financia o sindicato”.

Chapa 02 – Amauri Benedito Paixão – Policial Penal – 49 anos “Acima de tudo queremos trabalhar a questão da união da categoria, hoje percebemos que a categoria está um pouco rachada e dividida. Queremos fazer um trabalho bastante maciço nesse sentido. Só essa união pode trazer todas as outras conquistas que foram colocadas como proposta, inclusive a valorização salarial. A valorização é a bandeira de todas as chapas, e é a nossa proposta número um, mas ela e outras só vão ser alcançadas se estivermos unidos, se não estivermos tudo vai continuar nesse marasmo e vamos adiar essa conquista, o que não é interessante para nós, vamos trabalhar essa questão, da união”.