Ontem, 02/06/21, quarta-feira, foi realizada Assembleia Geral Extraordinária da Categoria Penitenciária, e que havia sido pré-agendada na Assembleia Geral Extraordinária do dia 17/05/21. Dos 03 itens da pauta, o 1° foi construído até chegar a aprovação unânime dos presentes pois, o foco principal é único e por isso todos anuiram que o Sindicato não pode parar por motivo do Pleito Eleitoral, enquanto paralelamente podemos avançar no quesito comum, que é a Valorização dos Agentes Penitenciários/Policiais Penais.
O 1° item da pauta era para ser criado estratégias para que se dê continuidade a Luta que se iniciou em dezembro/2020, mas devido aos Decretos e crescente infecção dos Policiais Penais, que levou há muitos óbitos ficou suspensa. Como no momento ocorre uma estabilização da doença, então é hora de retomar aos anseios dos (as) Guerreiros (as).
Objetivando não perder nenhum dos encaminhamentos propostos e muito bem apresentados, e levando-se em conta os procedimentos de biossegurança contra a covid-19, foram aprovados:
– A junção das duas Comissões, Valorização e Negociação;
– As Comissões se reunirão no Sindicato, dia 14/06/21, segunda-feira, às 08:30h, para montar:
1 – Cronograma de Atividades para acompanhar o Departamento de Polícia Penal, o Estatuto e a Tabela Salarial;
2 – Fazer alteração ou uma nova proposta de Tabela Salarial para substituir a proposta do Sindicato, que está em andamento na SESP/SAAP/MT;
3 – Buscar apoio dos Deputados Estaduais, Federais, Senadores, GMF, TCE e demais autoridades;
4 – Buscar, por meio da SAAP/SESP ou parlamentares, a inserção na Lei Orçamentária Anual/LOA, a previsão orçamentária para a nova Tabela Salarial de Policial Penal, que entrará em vigência a partir de 01/2022;
3 – Comissão manterá a Categoria informada das ações que serão deflagradas para que haja organização e logística necessária para as metas a serem criadas;
4 – A Assessoria Jurídica estará acompanhando e zelando pela segurança jurídica, aos atos da Comissão, em todas as atividades a serem propostas;
5 – Até final de junho já terá um evento onde, uma vez mais, o Sindicato conta com a participação dos Guerreiros, Guerreiras, Familiares e Amigos, para que o objetivo aprovado na Assembleia seja atingido.
– O Sindicato oficializar a SESP/SAAP/MT sobre a criação do Departamento de Polícia Penal, Estatuto do Policial Penal e a Tabela Salarial de nível superior.
Quanto ao 2° item da pauta a mesa diretora acolheu 02 pedidos de alteração do Estatuto, que serão entregues a próxima gestão, para que possa responder aos Guerreiros que a encaminharam. O 3° item ficou impossibilitado de ser realizado devido até o momento ainda não ter nenhuma Chapa inscrita no Pleito Eleitoral, 2021-2025. Ficou estabelecido que sendo confirmado o Registro de alguma Chapa, o Sindicato convocará Assembleia Geral Extraordinária para que o Candidato a Presidência possa fazer um breve relato de sua proposta a Categoria a essa nova Gestão, que iniciará a partir de 16/08/2021. Todas as propostas serão devidamente registradas em cartório e publicatadas no site, para conhecimento e cobrança, quando necessária, dos Sindicalizados.
“A Presidente, em substituição, agradeceu a presença dos Servidores presentes, de Cuiabá as mais longínquas cidades de Mato Grosso e todos que não puderam estar presentes, mas acompanhando por meio virtual. Infelizmente, ontem a Associação perdeu o sinal e inviabilizou que os Servidores online pudessem acompanhar. Pedimos desculpas mas, o progresso também passa por melhoriaté chegar a perfeição. Mas, a Assembleia foi muito objetiva e os Servidores encaminharam suas propostas, inclusive com prazos para que nenhum Guerreiro (a) fique de fora. Parabéns a briosa Categoria, que já está visualizando as etapas que ainda faltam percorrer para se chegar ao objetivo almejado. Esse amadurecimento da Categoria é notório e isso só fortalecerá o trabalho que a Comissão irá preparar, de forma ponderada e graduada, mas sem perder de vista os procedimentos de biossegurança. Avante Companheiros (as)!” , considera Jacira Maria.