O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso cumpriu agenda esta semana na região noroeste de Mato Grosso, percorrendo mais de 2.500 quilômetros na agenda de trabalho. Na oportunidade, a presidente Jacira Maria e diretoria estiveram nas cidades de Juína, Juara, Porto dos Gaúchos e Colniza.
Durante a agenda que durou cinco dias, o sindicato esteve pessoalmente nas cadeias públicas da região e também prestou conta, em reunião, aos servidores policiais penais sobre o trabalho realizado pelo Sindspen.
A presidente Jacira Maria explicou para os policiais penais da região sobre estratégias que estão sendo utilizadas para consolidar a carreira de policial penal e destacou a importância desta segunda conquista, que será a criação do Departamento de Polícia Penal estadual.
“Já estamos fazendo história e temos orgulho do trabalho realizado, junto ao sindicato, que é lutar pela garantia dos direitos e pela manutenção dos já adquiridos até chegar a consolidação da aprovação da Lei de Carreira, em nível, federal e estadual. Estamos dialogando junto as autoridades, federal e estadual, para que tenhamos nossa valorização profissional e salarial, assim como está ocorrendo nos demais Estados”, disse a presidente.
O sindicato destaca que a mobilização e união dos policiais penais irá fazer a diferença para garantir a valorização salarial, pois estes servidores também possuem ensino superior, bem como lhes foi imposto novas atribuições, como manuseio de armas, e por isso a busca pelo reconhecimento, assim como acontece com as demais carreiras da segurança pública estadual.
“Nossa profissão requer maior atenção na questão da segurança interna, pois pela natureza da atividade, temos que ter cuidado redobrado com nossas famílias e a valorização salarial vem justamente trazer justiça e dignidade ao trabalho do policial penal junto as unidades prisionais”, destaca a presidente.
O Sindspen agradece aos policiais penais e delegados sindicais, que participaram das reuniões de alinhamento realizadas durante a passagem pelos municípios da região. O sindicato irá percorrer em março as regiões médio- norte, sul, leste e baixada cuiabana, para dialogar, prestigiar e levar informações aos servidores penitenciários.