Com outdoors e divulgação nas mídias de Cuiabá e Várzea Grande, destacando a criação da Polícia Penal em Mato Grosso, o Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) lançou a campanha “Servidor valorizado é a nossa bandeira”.
O objetivo é buscar a valorização e reconhecimento por parte de toda sociedade e do poder público à categoria, que agora poderá atuar com mais eficácia no combate à criminalidade. Além da baixada cuiabana, a ação será estendida para todas as regiões do Estado. Hoje, mais de 1.800 servidores integram a área.
A categoria faz o pleito ao Estado para a criação de um Departamento Estatal de Polícia Penal, a necessidade da estruturação da nova carreira por meio de lei complementar e a valorização salarial de acordo com as demais forças da segurança pública.
Segundo o policial penal que atua na Penitenciária Central do Estado, Amaury Benedito, a categoria exerce a função de natureza policial, tanto é que foi reconhecida pelo Congresso Nacional em 2019 e no dia 14/12/2020 pela Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso e é preciso que sejam estruturados e valorizados assim como as demais carreiras policiais da Segurança Pública Estadual, fazendo assim justiça ao servidor penal.
“O reconhecimento da categoria se faz essencial para que todos entendam o papel do policial penal, bem como a importância da remuneração adequada ao servidor e investimentos na área da segurança pública, principalmente no que tange os presídios e unidades prisionais”, justifica a presidente do Sindspen-MT, Jacira Maria da Costa.