Onze Policiais Penais, sendo 9 lotados no Centro de Ressocialização Agrícola Palmeiras e dois da Penitenciária Central do Estado (PCE) receberam o 1° Curso Operação de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) – Drone – asa rotativa. O curso teve como objetivo capacitar os profissionais na operação de aeronave remotamente pilotada. As aulas foram teóricas e praticas, contendo conteúdos de legislação, aplicabilidade em diversos setores, cuidados com equipamento e baterias, configuração e o uso correto do equipamento, para manter a segurança do operador e das pessoas, além de conhecerem vários tipos de drones/ RPA.
As instruções ocorreram entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, sendo 8h diária. A capacitação é resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato dos Produtores Rurais.
![curso senar](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/wordpress-direta/sites/1377/wp-content/uploads/2022/09/22100825/ce94c0f584a209f02b3aaad9baf518ab.jpeg)
“Esse treinamento se deu devido à evolução no mundo do crime utilizando drones, com esse treinamento os policiais podem combater o ato, quanto mais policiais treinados com RPA’s nas mãos, mais segurança terá a sociedade. Foi um prazer e satisfação poder contribuir com esses profissionais”, disse instrutor credenciado do Senar, Paulo Roberto de Oliveira Filho.
Impressionado com as vantagens de um drone/ RPA o policial penal que participou do curso, Clovis Henrique Mendes contou que o curso é de grande valia. “O serviço de um drone é extraordinário e muito mais além do que imaginava, realmente o equipamento veio para ficar, essa é a tendência. Aprendi muita coisa inclusive sobres as diversas utilidades do aparelho que podem ajudar tanto no trabalho da segurança quando em outras áreas, gostei tanto que quero adquirir um para mim”.
A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, Jacira Maria da Costa, parabenizou as parcerias. “O servidor tem que aproveitar as oportunidades e se capacitar, esse curso é muito importante para os nossos guerreiros, agradeço o Senar e o sindicato rural por esta capacitação que com certeza será muito válida”.