Nota de Esclarecimento sobre Detenção de Policial Penal, em Exercício da Cidadania

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Em relação às matérias divulgadas referentes ao fato, em que um policial penal, convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) como mesário, durante a Eleição 2020, na Escola Aline Tocantins, no bairro Cidade Alta, na manhã deste domingo (15), o Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) esclarece:  

• O policial penal atua como mesário por convocação da Justiça Eleitoral há mais de 10 anos e nunca aconteceu nenhuma situação degradante ou vexatória, que desabone sua conduta. Na manhã deste domingo estava exercendo sua função normalmente como presidente de mesa, no momento em que uma aposentada chegou acompanhada de seu filho para votar. Por ela ser bastante idosa apresentou dificuldades para concluir seus votos.  

• O filho que estava com a mãe se revoltou contra o policial penal, pelo fato de querer que o mesário concluísse os votos por sua mãe, inclusive efetuou palavras de baixo calão. Sendo que o Policial Penal, com muito respeito, expôs orientações à aposentada conforme treinamento recebido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  

• O problema é que o filho não contente queria adentrar na sala e concluir os votos pela genitora, que informou não ter conseguido efetuar seus votos.   

• Importante ressaltar que as câmeras registraram que o acompanhante da respectiva senhora voltou ao local por três vezes e trouxe junto outro homem, onde ambos o intimidaram, colocando em ameaça a vida do Policial Penal, que atuava como mesário.  

A Polícia Militar foi acionada para atender a situação conflitante. Ao chegar ao TRE o Policial Penal teve sua arma apreendida, até o momento em que as câmeras do recinto foram checadas, onde se constatou que o Policial Penal é quem foi a vítima no tumulto ocorrido.  

Assim sendo o Policial Penal foi liberado e o acompanhante da idosa passou a ser acusado e permaneceu detido.   Há informações de que um dos filhos da aposentada seria candidato a vereador por Cuiabá.  

O Sindspen reitera o compromisso e respeito dos Policiais Penais em prol da sociedade, inclusive exercendo trabalho voluntário, como essa convocação do TRE.

Parabenizamos a atuação responsável da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Judiciária Civil, que se esmeraram em buscar a veracidade dos fatos, sem esboçar qualquer julgamento precipitado. É isso que qualquer Cidadão espera das autoridades, quando sua imagem é maculada e é submetido a um tribunal de julgadores virtuais. Também não podemos deixar de elogiar e parabenizar o excelente trabalho realizado pelo Policial Penal cumprindo papel honrado ao exercício da Cidadania.