Cerca de 40 servidores penitenciários estiveram presentes na Assembleia Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), na tarde desta sexta-feira (16).
O encontro da categoria teve como objetivo apresentar a Proposta de Alteração do Estatuto Social do sindicato que já havia sido disponibilizado para os servidores desde o dia (11) e acatar as sugestões apresentadas pelos servidores.
Durante a assembleia houve duas sugestões, sendo a primeira feita pela policial penal Izaura Gabriela Ribeiro de Souza na qual ela apresentou sua proposta de alteração ao estatuto formulada por escrito. A sugestão dela será analisada pelo sindicato.
A segunda sugestão foi sugerida pelo Profissional de Nível Superior, Renato Wender Brandão onde solicitou que a alteração do Estatuto seja realizada em outra data, depois que seja resolvida a situação de desfiliação dos PNS.
A sugestão do Renato foi aprovada pela categoria com 17 votos, sendo assim ficou determinado que a alteração volte ao pleito no dia 07 de dezembro. Porém o prazo para sugestão de qualquer alteração foi encerrado nesta sexta-feira.
Um dos policiais penais presentes na assembleia o diretor da subsede de Cáceres, Luiz Carlos dos Passos Velozo afirmou aprovar a proposta apresentada pelo sindicato. “Houve algumas mudanças e uma sugestão apresentada e eu estou de acordo, para mim ficou está bem resumida”.
A profissional de nível superior Lucineia Munhol lotada na Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário (Ceasp), explicou o motivo da sugestão apresentada. “A gente está em um momento delicado onde estamos resolvendo nossa saída, tem também a regulamentação das diretrizes da Policia Penal, então qualquer alteração do estatuto nesse momento eu acho prematuro e poderá causar mais trabalho, por isso apoiamos adiar a alteração”.
A presidente do Sindispen, Jacira Maria ressaltou que a assembleia foi positiva, pois a categoria tomou as decisões. “A Assembleia foi realizada para acatarmos as sugestões referentes ao Estatuto, tivemos apenas uma sugestão e ela será avaliada. Houve servidores que queriam apresentar sugestões, porém sem nenhum documento, apenas verbal, mas nós colocamos um diferencial nessa assembleia e não vamos mais aceitar esse tipo de conduta que venha tumultuar o foco da reunião”, finalizou a presidente.