Servidores Penitenciários são exemplos de superação e progressão

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Leonardo Fernandes e Sebastião Pereira são uns dos mais de 3 mil servidores penitenciários que representam o quadro funcional do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso. Esses profissionais estão distribuídos nas mais diversas funções da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) e compõe as unidades penais da capital e interior.  

Sebastião

 

Entre eles está o assistente administrativo penitenciário, Sebastião Elson Pereira, 58 anos que mesmo já tendo o direito de se aposentar optou por permanecer contribuindo com o serviço público. Há 10 anos que ele recebe o abono de permanência e afirmou não ter ideia de quando irá se aposentar. “Quero continuar queimando gasolina e ver muita mudança ainda”, contou.  

Sebastião faz parte da turma que ingressou no ano de 1980 quando ainda era a Secretária de Interior de Justiça, na época não era realizado concurso público e sim processo seletivo, ele iniciou atuando no cargo de “monitor”, no Centro de Ressocialização de Menor (CRM).  

Já Leonardo Fernandes Borges, 53 anos faz parte da turma do primeiro concurso público do ano de 1989, ele ingressou em 1990 como agente carcerário da policia civil à época, e sua primeira lotação foi no antigo Presídio Carumbé, hoje Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).  

Leonardo

 

Leonardo atuou na função operacional por cerca de 30 anos e atualmente está lotado na Gerência de Aquisições da SAAP e está ansioso com a aproximação de sua aposentadoria. “Falta pouco tempo para eu me aposentar e estou esperançoso com esse dia, já foram muitas experiências vividas no Sistema Penitenciário ao longo da minha trajetória, algumas ruins, pois trabalhamos em um ambiente difícil, porém outras muito boas, afinal o sistema faz parte da minha vida”, contou.  

Com determinação e coragem Leonardo e Sebastião superaram os medos e obstáculos que enfrentaram no início de tudo, os dois eram ainda muito novos quando ingressam a carreira. Sebastião lembra que no 3 dia de serviço ele teve medo. “No começo não foi fácil cheguei até a pedir para sair, mas meu chefe imediato me disse que eu tinha aptidão, depois disso nunca mais desejei abandonar meu posto”, contou.  

Leonardo por sua vez relembrou de um motim que o marcou. “Lidei com muitas rebeliões, mas houve uma que me marcou, lembro que muitos presos ficaram feridos após o motim e nisso meus parceiros e eu passamos a ser ameaçados de morte constantemente e antes tudo era diferente de hoje”, disse.   

A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria comemora a data que é bastante significativa.

“Hoje é uma data especial para nós, lembro-me inclusive do deputado estadual Walter Rabelo ao nos presentear com a data que se comemora dia do servidor penitenciário. Foi assim que as coisas foram acontecendo até chegar ao que temos hoje, como exemplo, um deputado da carreira e que nos representa no mesmo local do parlamentar que aprovou a data comemorativa. Foi ao longo dos anos que construímos a história do Sistema Penitenciário, prisional e carcerário, todos pelo qual passamos. Alias  por esse motivo buscamos escolher esses profissionais que iniciaram lá atrás quando tudo começou para homenagear a todos. Naquela época era muito difícil queremos aqui agradecer aqueles que vieram contribuindo com essa história e que desbravaram o sistema penitenciário para nós e hoje estamos aqui reescrevendo a história deles para que eles saibam que nós nos orgulhamos dos nossos pais que iniciaram nessa carreira e abriram as portas para nós e é com grande carinho que honramos esses guerreiros com a policia penal, pois o agente raiz veio da época que éramos vinculados a policia civil e hoje nós devolvemos para eles o lugar de onde nunca deveria ter saído, que era da policia. Feliz dia do Servidor Penitenciário”, comemorou.

Confira galeria: 

Anexos

Assembleia Geral

Assembleia Geral

Assembleia 13

ação beneficente

policia

Jacilene Terra

visita nova unidade

REUNIÃO

Policia penal, pandemia, trabalho

Policia, Penal,

CRC, Policiais Penais

Covid-19

assembleia Geral

assembleia Geral