A Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário (CEASP) e sua equipe parabenizam a todos os valorosos Servidores Penitenciários pelo seu dia, na qual é comemorado no dia 25 de setembro. A Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário (CEASP) e sua equipe parabenizam a todos os valorosos Servidores Penitenciários pelo seu dia, na qual é comemorado no dia 25 de setembro.
Em comemoração a esta data, a CEASP dá publicidade às ações desenvolvidas que visam a valorização do Servidor Penitenciário: confira.
• No dia (21/09) foi retomado o “Curso de Nivelamento e Aperfeiçoamento em Armeiro;
• Na próxima sexta-feira (25/09) será realizado a reinauguração da Biblioteca e Sala de Apoio aos Acadêmicos do Sistema Penitenciário SISPEN/MT nomeado por “Eutália Cecília da Silva em homenagem a póstuma da servidora que laborava na Penitenciária Central do Estado (PCE).
“Ela sempre imprimiu nos colegas um trabalho vocacionado, por isso merece esse destaque pela garra e pela história de luta”, disse o coordenador da CEASP, Rege da Rocha.
Além dessas ações a coordenadoria disponibilizou um sequência de ações que estão sendo realizadas.
• Instituição da Comissão Permanente de Estudo e Investigação Científica (CPEIC) no âmbito do SISPEN, pela Portaria nº. 148/2020/SAAP/SESP, que conta atualmente com os seguintes Grupos de Estudo.
• Projeto “Ciclo de Ressocialização”na qual estuda a proposta do trabalho em rede das unidades prisionais; Grupo formado por equipe multiprofissional do SISPEN.
• Revisão do Plano Político Pedagógico da CEASP: revisão de ementas e processo pedagógico de aprendizagem. Grupo formado por servidores penitenciários com títulos de mestres e doutores.
• Programa de Avaliação Física do Servidor Penitenciário: trata-se de pesquisa voltada ao condicionamento físico do Servidor Penitenciário. Vale destacar que esse grupo de pesquisa é coordenado por um Educador Físico e demais servidores com formação em educação física. O resultado será disponibilizado para setor de saúde e segurança da SESP.•
• A CPEIC e cada grupo de estudo é composto por servidores penitenciários com conhecimento científico para tal e que atuam na ponta, ou seja, nas unidades penais. A formação desses grupos foi possível pela pesquisa do Perfil Profissiográfico do Servidor Penitenciário realizado por esta CEASP, lançado em Jun/2020 e ainda aberto para preenchimento.
• Reforma da sede da CEASP: a obra foi dividida em quatro fases, onde a 1° fase já está em andamento com aquisição de materiais de construção, insumos e execução. Posteriormente será divulgado vídeo com makete em 3D do projeto de reforma, ampliação e melhoria da estrutura destinada ao atendimento de ensino e aperfeiçoamento do servidor penitenciário.
• A ação é realizada por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAAP) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) com disponibilidade de reeducando para realização do projeto executivo e o acompanhamento da obra, garantida com recurso de Emenda Parlamentar destinada pelo deputado estadual, João Batista.
Projeto em andamento
O 1° Curso para formação de Instrutores em Armamento e Tiro (1°IAT), será realizado em conjunto com a Escola Nacional de Serviços Penais, que formará a primeira turma de Instrutores da disciplina com doutrina específica para o Sistema Penitenciário de Mato Grosso com base na doutrina do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJSP). Esta ação será realizada, também, com recurso de Emenda Parlamentar destinada pelo deputado estadual João Batista;
O coordenador ressaltou a importância da capacitação do servidor pen
itenciário. “As ações aqui elencadas, além de comemorar a data, visam a valorização do servidor através da capacitação. É importante que o servidor entenda que ele é o sistema penitenciário e tem a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem com profissionalização e aperfeiçoamento constante, pois o mundo está evoluindo muito rápido enão podemos ficar parados”, disse Rege.
A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, Jacira Maria da Costa enfatizou sobre a importância dos profissionais estarem atentos as ações da coordenadoria. “Os servidores devem estar sempre um passo a frente do crime organizado, para isso devemos avançar e nos capacitar, por isso é importante acompanhar os benefícios disponíveis para melhor capacita-los. Parabéns a coordenadoria pelo trabalho realizado”, finalizou a presidente.