No mês de agosto é comemorado o Dia Estadual da Ressocialização e em forma de demonstrar as boas práticas que são desenvolvidas nas unidades penais, por policiais penais e servidores penitenciários que atuam no trabalho de ressocialização dos reeducandos, a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) promoveu a “Semana de Ressocialização em Tempos de Pandemia”.
A ação iniciou no dia 24 e segue até o dia 28, o bate papo está sendo realizado por meio de roda de conversa online. Para participar basta acessar o link e solicitar a participação: https://drive.google.com/file/d/1J4LamQQpujAI62DMAoLnSo6sn9tuY7pd/view?usp=sharing
Na terça-feira (24) seis policiais penais, sendo cinco diretoras e um diretor de unidades penais femininas trocaram experiências com profissionais de nível superior do Sistema Penitenciário, na qual relataram os principais desafios dentro da unidade penal neste período de pandemia.
“As unidades têm se reinventado e possibilitado melhorias e adequações para reduzir ao máximo os riscos de contaminação, além de desenvolver atividades voltadas ao cuidado com a saúde mental das reeducandas”, ressaltou a superintendente de Política Penitenciária, Michelli Dias Egues.
O principal desafio para a diretora da Cadeia Pública de Nortelândia (250 km de Cuiabá), Adriana Silva Duarte Quinteiro, foi à ausência de contato físico com os familiares. As visitas foram suspensas como medida de segurança à saúde das 58 recuperandas. “Tivemos que pensar em iniciativas para amenizar esses efeitos, como as visitas virtuais, por meio de telefones ou cartas por e-mail, WhatsApp ou Correios. A gente sabe que as mulheres ficam mais solitárias, recebem menos visitas que os homens, até pela distância das unidades penais femininas, então as visitas virtuais acabaram proporcionando contatos que antes não existiam, na verdade”.
O secretário Adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Alves Flores afirmou que o objetivo da secretaria é selar a segurança dentro e fora das unidades. “A Sesp assim como a Saap tem o intuito de devolver para a sociedade uma pessoa melhor do que aquela que entrou, além de não querer que essa pessoa retorne para o ambiente carcerário, por isso o Sistema Penitenciário, busca capacitar e ressocializar os reeducandos em diversas áreas, e temos muitas unidades que são referencias no Estado”.
A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria da Costa ressaltou a alegria de ver o desempenho dos profissionais. “Os Policiais Penais têm o grande desafio que é a ressocialização e nós estamos contentes em ver que a vitrine do Sistema Penitenciário de Mato Grosso é feita de trabalhos diversos, principalmente nesse período de pandemia. Já a vitrine que nós vemos em outros sistemas penitenciários são de mortes e rebeliões e aqui tem sido diferente o que demostra que estamos avançando, e por isso parabenizamos a todos por essa semana de ressocialização e que no ano que vem a gente dê prosseguimento
nesse belo trabalho que é feito junto aos nossos servidores penitenciários”.
Confira os demais temas:
Quarta-feira (26) às 15h
Tema: Educação e trabalho
Quinta-feira (27) às 15h
Tema: Garantia de direito e a visita virtual
Para participar basta acessar o link e solicitar a participação.
https://drive.google.com/file/d/1J4LamQQpujAI62DMAoLnSo6sn9tuY7pd/view?usp=sharing