Policiais Penais do regime de plantão da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, localizada no perímetro urbano do município de Sinop irão receber transporte público, por trabalharem na zona rural desta comarca.
A decisão foi determinada pelo Tribunal de Justiça, após ação impetrada pelo setor jurídico do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) contra o Governo do Estado, solicitando que os policiais que trabalham em regime de plantão recebam tratamento digno com o fornecimento do transporte para a unidade penitenciária.
No final de 2019 o jurídico do Sindspen já havia conseguido por meio de ação judicial a redução da carga horária de 40 horas semanais para uma jornada de 30 horas aos profissionais que trabalham em regime de expediente.
Mas esse benefício não se enquadrava para os policiais que exercem suas atividades em regime de plantão. Os profissionais acabavam tento um total inconcebível na redução salarial, já que custeiavam o transporte para a unidade que fica localizada fora do perímetro urbano, mais especificamente na zona rural, por onde não há cobertura dos serviços de transporte coletivo e que por muito tempo foi uma estrada intransitável no período de chuva.
A presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa comemorou o resultado da ação e parabenizou os envolvidos. “Ficamos muito feliz com essa decisão favorável aos nossos profissionais de Sinop. Aproveito para parabenizar o nosso setor jurídico e também os representantes do Sindspen da Regional Norte, Rogerio Pessoa e Lucivaldo Vieira que cobraram com muita precisão tanto os benefícios de redução da carga horária aos PNS e Assistentes quanto agora o transporte aos plantonistas”, finalizou a presidente.