O Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) vem a público informar aos Policiais Penais e Servidores Penitenciários que a Secretaria Estadual de Saúde está disponibilizando 800 testes rápidos do Covid-19 para os Servidores da Segurança Pública, sendo Policia Militar (PM) Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Policia Judiciária Civil (PJC), Policia Penal e servidores do Sistema Penitenciário, Socioeducativo e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Os testes serão para atender a Capital e Várzea Grande.
De acordo com a nota os agendamentos dos testes deverão ocorrer por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas a partir de quarta-feira (17), seguindo os seguintes critérios:
1. Servidor ou a chefia imediata deverá fazer a notificação através de formulário eletrônico pelo e-mail:gess@sesp.mt.gov.br.
2. A equipe de enfermagem e serviço social entrará e contato, para fins de triagem e agendamento do teste. Observando que os critérios para testes rápidos seguirão as recomendações do Ministério da Saúde, ou seja, fará o teste o servidor sintomático, de no mínimo 7 dias completos de sintomas.
Os testes serão realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários das 08:00 as 12:00hs, sendo um total por dia de no mínimo 12 testes e no máximo 20.
O servidor que estiver com dúvidas deverá entrar em contato pelo telefone: 3613- 5545 ou 65-99989-3564, nos horários de 07h30 as 13h30.
A presidente do Sindspen, Jacira Maria esclarece que o Sindicato vai entrar na justiça. “O intuito é que todos os servidores independente de serem de Cuiabá ou Várzea Grande tenham o direito de fazer o teste rápido. Até porque tem pessoas que são sintomáticas e outras não, e mesmo assim possuem o vírus e precisam fazer o teste. O sindicato está ciente do protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas não podemos deixar o nosso servidor na dúvida, além de correr o risco de espalhar esse vírus e contaminar toda a unidade penitenciária e a cidade não tem condição de receber um número grande de contaminados nos hospitais”.