A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria da Costa e o vice-presidente Gilciney Gomes estiveram reunidos com o superintendente da Região Leste , Anderson Santana para tratar das condições de trabalho dos policias penais e servidores penitenciários. O encontro foi realizado na Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) na terça-feira (09).
Uma das pautas apresentadas pelo Sindspen foi sobre a transferência dos profissionais para o novo Centro de Detenção Provisória de Jovens e Adultos que será inaugurada no próximo dia (30), em Várzea Grande e também sobre os profissionais que eram lotados na Cadeia de Alto Garças e que depois do fechamento foram deslocados para unidades penais de Alto Araguaia e Rondonópolis, o que tem prejudicado os profissionais pela longa distância.
O superintendente esclareceu que o servidor que estiver insatisfeito com a remoção deverá encaminhar um requerimento padrão ao setor de Recursos Humanos (RH) da Saap, pois cada caso será analisado individualmente para que as providências sejam tomadas.
A diretoria do Sindicato aproveitou a visita para ir até a assessoria jurídica da SAAP verificar o andamento da Jornada Voluntária que desde o mês de abril se encontra parado o processo. “O setor informou que irá despachar o processo para o secretário adjunto, para que ele devolva ao gabinete do secretário de segurança pública. E só depois saber se concordam ou não com a jornada voluntária”, disse Jacira Maria.
O sindicato cobrou também que o superintendente estabeleça um diálogo com os profissionais das unidades que foram fechadas no interior. “Esses guerreiros não estão ao contrário do fechamento das unidades à questão é baseada no local mais próximo para que eles possam trabalhar, onde eles não tenham que pagar para trabalhar, por isso pedimos firmemente esse diálogo”, afirmou a presidente.
A presidente ainda confirmou com a coordenadora de saúde do Sistema Penitenciário, Lenil da Costa, se a informação de que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) forneceu 1.600 testes rápidos para Mato Grosso, sendo 10% destinados para ser aplicado aos servidores penitenciários.
A coordenadora de Saúde confirmou a que os testes já chegaram e informou que para serem utilizados é necessário um protocolo imitido pela Gestão de Pessoas, porque cada teste rápido realizado, seja emitido uma prestação de conta, informando quem, quando, como e porque foi utilizado pelo servidor penitenciário.
Visita na unidade de jovens e adultos
Após a reunião a diretoria do Sindspen acompanhou o superintendente em uma visita no novo Centro de Detenção Provisória de Jovens e Adultos, em Várzea Grande que será inaugurada no próximo dia (30).
De acordo com o superintendente Anderson Santana após inauguração. “Serão feitas algumas adequações e a unidade funcionará como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos do Sistema Penitenciário. Com o intuito de evitar o contato direto dos novos presos com aqueles que já estão sob custódia do Estado, para evitar a contaminação e propagação do Covid-19 no Sistema Penitenciário”.
A presidente Jacira Maria ressaltou que o se a unidade seguir os planos que foram estabelecidos será positivo para o Sistema. “Se o Estado manter o que foi apresentado de que a unidade será a porta de entrada e não receberá pessoas de alta periculosidade, acredito que poderá sim evitar um possível contágio em grande quantidade caso essas pessoas fossem encaminhados de imediato para outras unidades”.