A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) fará processo seletivo interno de agentes penitenciários para compor o cadastro reserva de 40 vagas da segunda turma da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), organizada pelo Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça.
Os interessados deverão fazer as inscrições no período de 24 a 28 de junho, conforme as regras previstas no Edital 004/2019 Saap/Sesp, publicado nesta sexta-feira (14.06) no Diário Oficial do Estado.
A participação de agentes penitenciários do estado está prevista no Convênio de Cooperação Federativa 28/2017 celebrado entre a União e o Estado de Mato Grosso, para atuar em situações de crises nos estabelecimentos penitenciários das unidades da federação de acordo com as normas estabelecidas no Edital e as necessidades da FTIP.
A inscrição deverá ser feita somente on line, com o envio de todos os documentos exigidos em formato PDF, não zipado, em única vez, para o e-mail da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária: gabsaap@sejudh.mt.gov.br Os documentos devem ser remetidos individualmente por meio do e-mail pessoal do candidato (fica vedada a utilização de e-mails funcionais das unidades administrativas e/ou unidades penais para o envio da inscrição, sob pena de indeferimento). Confira os documentos necessários.
Podem se inscrever no processo seletivo agentes penitenciários que estejam em efetivo exercício, com no mínimo três anos de atividade, tenham identidade funcional com porte de arma de fogo dentro da validade, possuir carteira de habilitação categoria B, não ter sido condenado em processo administrativo disciplinar, entre outros requisitos que devem ser conferidos no edital. A seleção será feita por meio de análise curricular de caráter eliminatório e classificatório, e a submissão a Teste de Aptidão Física e de Tiro, ambos eliminatórios.
FTIP
A primeira equipe de Mato Grosso que compôs a Força de Intervenção atuou em unidades penitenciárias dos estados do Ceará e Amazonas. Os profissionais do estado se destacam em nível nacional pela qualificação constante e emprego das técnicas, metodologia e procedimentos de intervenção penitenciária.
Calendário da seleção
24/06 às 18 h de 28/06/2019: Período de Inscrições e envio da documentação exigida. Inscrições na
02/07/2019: Divulgação das Inscrições Deferidas e Indeferidas, e do Resultado
Preliminar da Análise Curricular.
03/07 e 04/07/2019: Prazo para Interposição de Recursos das inscrições deferidas e
indeferidas, e do resultado preliminar da análise curricular.
10/07/2019: Divulgação do Resultado dos Recursos Interpostos e do Resultado da
Análise Curricular.
10/07/2019: Convocação dos Candidatos Classificados para o Teste de Aptidão
Física – TAF e para o Teste de Aptidão de Tiro – TAT, e Divulgação do
Local e Horário dos Testes
22/07/2019: Realização do Teste de Aptidão Física – TAF, de caráter eliminatório
23/07/2019: Realização do Teste de Aptidão de Tiro – TAT, de caráter eliminatório
24/07/2019: Divulgação da Classificação Preliminar
25/07 a 26/07/2019: Prazo para Interposição de Recursos da Classificação Preliminar
01/08/2019: Divulgação do Resultado dos Recursos Interpostos, Divulgação da Classificação Final e Homologação do Resultado Final.