SAIBA O QUE O SEU DEPUTADO ESTADUAL ESTÁ FAZENDO

postado em: Artigos | 0

Após 10 anos na luta sindical em prol dos direitos dos Servidores Penitenciários, João Batista Pereira de Souza aceitou um novo desafio que a categoria a que pertence projetou que foi o sonho de ter na Assembleia Legislativa um parlamentar que representasse todos os anseios dos Servidores Penitenciários.

Experiente na luta coletiva e após ter enfrentado bravamente junto com o fórum sindical a retirada dos direitos dos trabalhadores públicos do Estado de Mato Grosso numa luta que ficou conhecida como “o episódio da RGA”, João compreendeu que era necessário muito mais que a disposição para a luta sindical frente aos desmandos do Governo. Diante disso, imbuído por uma força que vinha de sua categoria e companheiros de luta, Batista decidiu aceitar o desafio e colocar seu nome a disposição para trabalhar pelos servidores e por todos os trabalhadores de Mato Grosso. É preciso frisar que JB após tantos anos de luta percebeu que a questão dos trabalhadores independente se público ou privado é coletiva e foi com esse pensamento que ele assumiu a responsabilidade de se tornar um parlamentar.

Eleito com 11.374 votos, após ter participado de uma corrida eleitoral injusta diante de outros candidatos que possuíam a seu favor ou o financiamento de sua campanha ou a experiência de um mandato anterior, ou os dois, João não desanimou pois tinha a seu lado pessoas aguerridas que sempre acreditaram em seu trabalho e que sabiam, ele honraria todo o esforço e empenho dedicado a sua campanha. A partir daí João e seus companheiros começava uma campanha em prol da sua eleição.

É importante ressaltar que o candidato tinha muito contra ele, pouco dinheiro, pouco apoio de seu partido, nenhuma estrutura, mas, ele tinha a sua categoria a seu favor e a sua brilhante atuação também. Nesse interim um pequeno grupo acreditou e se doou em sua campanha e apenas por acreditar no sonho e confiar no seu trabalho buscaram cada voto de amigos, vizinhos e familiares e foi incrível porquê deu certo. O presidente licenciado do Sindspen e agora Deputado Estadual transpôs cada obstáculo apresentado e foi eleito a Deputado Estadual em outubro de 2018.

Ciente de que o seu mandato deveria ser realmente democrático, isto é, ter a participação de forma ampliada do cidadão, Batista decidiu que seu gabinete na Assembleia Legislativa de Mato Grosso estará sempre, por exemplo, de portas abertas e o que estiver ao seu alcance não medirá esforços para garantir melhores condições de vida para a sociedade mato-grossense. É interessante, aliás, que apesar de ser o seu primeiro mandado João Batista não parece ser marinheiro de primeira viajem e tem feito um excelente trabalho na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, mas há um fato que se sobrepõe a experiência parlamentar , a vontade de trabalhar e o compromisso firmado com os seus eleitores. Batista está envolvido com temas complexos como os da previdência Social do Estado de Mato Grosso, a definição de critérios para a destinação de dinheiro ilícito, como os apreendidos em operações de combate a corrupção e a lavagem de dinheiro (Projeto de Lei 176/20190), RGA – Revisão geral anual dos servidores públicos, Sistema Penitenciário e outros. Mesmo assim, não parece haver razão para que o parlamentar se limite a tratar de um tema ou outro, ele está lidando com tudo isso.

Durante poucos meses de seu mandato João Batista ocupa as seguintes posições entre os parlamentares e comissões criadas para tratar de assuntos do interesse da população mato-grossenses, segundo vice-presidente da assembleia, presidente da comissão de Direitos humanos, presidente da comissão de Trabalho de Administração Pública, Vice-presidente da comissão de Direito do Consumidor, membro titular da Comissão de Segurança Pública e membro suplente da comissão de divisão territorial. presidente da CPI da previdência dos servidores públicos do Estado de Mato Grosso. É fundamental pontuar ainda que O Deputado João Batista é responsável por promover o debate quanto ao Sistema Penitenciário, discutiu quanto ao funcionamento das cantinas nas unidades Penais, argumentou quanto a saúde psicossocial do Servidor Penitenciário, criou junto com o Fórum sindical a “Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos”.

Além disso, João também é responsável por indicação de obras na BR- 040 que liga Cuiabá a Santo Antônio do Leverger e de requisitar que as viaturas alugadas pelo Estado-MT possua blindagem para a Proteção do Agente de Segurança Pública que utiliza o veículo. Apresentou também projeto de Lei que dá ao Agente Penitenciário cautela de armamento permanente (Projeto de Lei nº 226/2019), Auxílio alimentação para servidores Penitenciários. Aliadas a essas ações o parlamentar tem demonstrado preocupação com a segurança pública, educação e saúde e tem proposto alternativas como o firmamento de convênios do Governo do Estado com escolas e Hospitais para garantir os serviços de qualidade para a população.

Quanto a todas essas demandas JB só reafirma que seu interesse é atender as demandas da população e legislar em defesa dos menos favorecidos e não medirá esforços para que isso ocorra. “Tivemos a oportunidade de tratar sobre diversos assuntos, ações e projetos de trabalho que visam garantir melhorias para a população” e frisou, ‘nosso gabinete está de portas abertas para a comunidade, queremos ouvir as sugestões, trabalhar em prol de Mato Grosso e solucionar os problemas” Recentemente Batista recebeu também o reconhecimento de seu partido e se tornou o Presidente Regional do Pros a partir do dia 1º de março de 2018.

É sinal de que há, enfim, o reconhecimento de sua competência e capacidade para realizar todas as articulações políticas necessárias ao funcionamento do partido. Dessa forma é possível perceber que o Deputado Estadual João Batista tem trabalhado incansavelmente a fim de impedir que os direitos dos trabalhadores sejam retirados e todas as suas ações até o momento têm se direcionado no sentido de resguardar esses direitos, logo, para que isso ocorra o porta voz do funcionário público explica que, é importante que os servidores públicos participem de todo o processo, pois, só assim será possível ampliar o debate e combater o retrocesso. “A luta do atual governo para retirada de direitos dos trabalhadores do serviço público é clara, taxando, de um modo geral, o servidor como principal vilão do déficit registrado dentro do orçamento do Estado de Mato Grosso”, disse o deputado.

Anexos

Homenagem