Agentes penitenciários de MT pedem mediação da Justiça para convocação de aprovados em concurso

postado em: Destaque / Cliping | 0

O Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso (Sindspen) protocolou, na quinta-feira (9), um pedido para que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) faça a mediação entre a categoria e o governo para convocação dos aprovados no concurso do sistema penitenciário, realizado em 2016.

De acordo com o sindicato, o número de servidores é insuficiente para atender toda a demanda das cadeias e penitenciárias do estado.

Ainda segundo o Sindspen, atualmente, 2.400 servidores atuam no sistema penitenciário. Porém, não atendem somente à carceragem, mas atuam nos departamentos administrativos, investigativos e logísticos.

“Sem contar os servidores que estão de licença ou afastamento. O que torna insuficiente o número de agentes para atender todo o sistema”, disse o presidente do sindicato, Amaury Paixão.

Ainda segundo Amaury, a categoria pede que seja assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir a contratação de novos servidores.

Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) aponta que o estado tem 11.700 detentos para 6.341 vagas.

O G1 procurou a Secretaria Estadual de Gestão (Seges) que informou que só vai se pronunciar sobre este assunto na segunda-feira (13).

O TJ informou que vai analisar o documento.