A ideia de organizar o rapel solidário partiu do agente penitenciário Ademar Gomes Laurindo, que é lotado na Cadeia Pública de Campo Novo do Parecis, na ocasião ele estava dando apoio na unidade prisional de Aripuanã e em conversa com diretor da cadeia teve a ideia de promover este evento, para ajudar alguma instituição da cidade e fomentar o turismo local, já que o mesmo também é instrutor de rapel.
O diretor da Cadeia Pública de Aripuanã, Edson logo manifestou interesse e solicitou que a unidade fosse beneficiada com as doações, relatando que a CP estava sem produtos de limpeza e não havia previsão do estado ceder esses materiais.
O evento aconteceu no dia 28 de julho, na cachoeira salto das andorinhas, Cidade de Aripuanã-MT e contou com a participação de 22 aventureiros, sendo sete servidores penitenciários. No dia da prática esportiva foi cobrado o valor simbólico de R$50 reais, para manutenção dos equipamentos e cada participante levou um produto de limpeza para contribuir com a unidade penal.
“Através desse esporte eu procuro proporcionar ao praticante o conhecimento sobre o rapel, contato direto com a natureza e meio ambiente, proporcionando-lhes a qualidade de vida que esse esporte oferece e também ajudar o próximo”, frisou Ademar Gomes.
De acordo com o agente penitenciário ele pretende fazer outro rapel solidário ainda esse ano, para ajudar outra instituição, mas a data ainda não foi definida.
Ao final do evento foram arrecadados produtos de limpeza como sabão em pó, sabão em barra, água sanitária e desinfetante.
A Diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen/MT) parabeniza o Agepen Ademar Gomes Laurindo pela iniciativa de fomentar a prática do esporte e ajudar o próximo.