A Cadeia Pública de Cáceres vem realizando um grande trabalho social e ressocializador para a população carcerária da unidade.
Muitos dos projetos são realizados em parceria com Conselho da Comunidade e Comarca da Cidade e também com grande apoio da Subsede de Cáceres-MT que representa o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT) na cidade, por meio do presidente Silvio Domingues e do vice presidente, Luiz Carlos Velozo que tem indo em busca de parcerias para a concretização dos projetos, uma dessas parcerias foi com o deputado Dr. Leonardo Ribeiro (PSD), que viabilizou ementa para a realização do projeto “Costurando a Liberdade”.
A sala para a realização do projeto foi inaugurada ontem (13.02), onde vinte presos vão ser capacitados nesse primeiro momento para a confecção de uniformes para os próprios presos e também de outras cadeias da região, além da parceria firmada com a prefeitura da cidade, onde serão confeccionados os uniformes escolares para o ano letivo de 2017.
O projeto, contou com apoio do Deputado Leonardo Ribeiro que destinou mais de R$ 50 mil para a construção da sala e compra de equipamentos para o inicio das atividades.
Segundo o diretor da cadeia de Cáceres, Revétrio Francisco, o projeto tem a finalidade de proporcionar aos reeducando a possibilidade de reinserção na sociedade após o cumprimento da pena.
Para Velozo, essa foi mais uma grande conquista para os presos, que poderão remir a pena e sair qualificado com a esperança de um futuro melhor. “Por meio desse trabalho os detentos tem redução da pena, sendo que a cada três dias trabalhados é um dia a menos na pena”, informou Velozo.
Conforme ainda Revétrio, os critérios para a escolha foram à boa conduta e o tempo da pena.
Além deste projeto, a cadeia de Cáceres tem outras ações voltadas a reinserção social dos presos, que tem trazido excelentes resultados e melhorias para a unidade.
“Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto em especial a subsede de Cáceres que tem representado muito bem o SINDSPEN-MT, ao Velozo e Silvio pela brilhante administração frente a instituição, administração e ao Revétrio Francisco que tem buscado dar oportunidade aos reeducando de após a liberdade, possa ser incorporada novamente à sociedad”, disse o presidente do SINDSPEN-MT, João Batista.