Bandidos usam drone para jogar drogas e celulares em presídio

postado em: Destaque / Cliping | 0

Dois bandidos foram presos, na tarde desta sexta-feira (10), após jogarem uma carga de drogas e telefones celulares, por meio de um veículo aéreo não tripulado (drone), dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá.

Segundo agentes penitenciários que fizeram a prisão, Ricardo de Barros Del Barco Júnior, 33, e Thiago Antônio Leite Pinheiro, 30, programaram o aparelho para jogar dois tabletes de cocaína e uma carga com seis celulares na quadra poliesportiva da penitenciária.

Após checagens, foi constatado que Thiago usava tornozeleira eletrônica. Ele é condenado por crime de homicídio e foi beneficiado com o regime semiaberto.

De acordo com as informações, os dois bandidos estavam em um Gol, que ficou estacionado a cerca de 150 metros da penitenciária.

Após conseguirem sucesso numa primeira tentativa, os criminosos fizeram com que o aparelho voltasse para a “base”, onde estava o carro.

Eles abasteceram novamente o drone com drogas e celulares e, quando tentavam programar o aparelho para um novo voo, foram interceptados pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

“O nosso Serviço de Inteligência estava monitorando os dois bandidos. Eles conseguiram levar uma carga, mas o serviço interceptou uma segunda remessa. É uma nova modalidade que eles usam para tentar colocar drogas e celular dentro do presídio. No entanto, conseguimos apreender todo o o material”, disse um agente penitenciário ao .

Os dois bandidos, as drogas, os celulares e o drone apreendidos foram encaminhados para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), no bairro Planalto. 

Eles serão autuados por crime de tráfico de drogas e associação criminosa.

Outro caso

No mês passado, agentes penitenciários abateram um drone que, com uma câmera acoplada, sobrevoava a Penitenciária Central do Estado.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), os agentes perceberam a movimentação do aparelho na área de segurança da unidade e conseguiram derrubá-lo.

 apurou que o drone foi abatido após ser identificado por um equipamento de pulso eletromagnético, adquirido pelo Governo de Mato Grosso, que foi utilizado durante a Copa do Mundo, em junho de 2014.

Os agentes disseram à reportagem que, possivelmente, o aparelho era utilizado para estudar o entorno da PCE e buscar novas formas de entregar drogas e celulares aos presidiários.