Um trabalho conjunto entre o Conselho da Comunidade, Prefeitura e direção da cadeia Publica de Porto Alegre do Norte vai possibilitar a confecção de uniformes novos para os presos da cadeia pública da cidade.
Conforme informou o diretor da unidade, Gederson luz dos Santos os setenta recuperando estão sem uniforme e a situação é considerada complicada. Conforme ainda o diretor, uma equipe de servidores se disponibilizaram a irem em buscas de parcerias e conseguiram junto a prefeitura da cidade a doação de uma máquina overloque e o do Conselho Comunitário uma máquina de costura reta e os outros materiais, como tecido e os aviamentos.
Com as máquinas em mãos e os aviamentos, os detentos deram inicio essa semana aos trabalhos de confecção de bermudas e devem produzir aproximadamente 150 unidades para suprir as necessidades momentâneas, tendo em vista que as camisetas estão sendo disponibilizadas pela penitenciária feminina.
A cadeia conta hoje com setenta e nove presos em regime fechado e possui uma capacidade para trinta e quatro, como em outras unidades está superlotado e os servidores trabalham para manter a ordem.
O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista disse que a iniciativa é importante e serve para mostrar para a sociedade o trabalho dos presos e o comprometimento dos servidores, cumprindo a função da pena, que, além de punir, busca a prevenção, por meio da ressocialização dos presos e também aos servidores que estão sempre em busca de melhorias para as unidades, tanto na parte física quanto humana. “Parabéns a direção e equipe da cadeia de Porto Alegre do Norte”, frisou Batista.