Sejudh desenvolve sistema para gestão de dados penitenciários

postado em: Destaque / Cliping | 0

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) começa a testar em março o Sistema de Gestão Penitenciária (Sigepen). O projeto piloto será instalado na unidade prisional do Capão Grande, em Várzea Grande.

O Sigepen é uma das medidas que compõem o Plano Emergencial do Sistema Penitenciário, definido neste mês por instituições que compõem o sistema penal, para melhorar a segurança e a efetividade do sistema prisional mato-grossense.

O sistema foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Sejudh para atender demandas específicas da administração penitenciária.

De acordo com o coordenador da TI, Geancarlos de Souza Nascimento, é a primeira vez que é criado um sistema específico à administração penitenciária. Para desenvolver esse sistema, a equipe trabalhou em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Sejudh, definindo as informações que deveriam constar no Sigepen, como histórico de passagens, codinomes utilizados pelos presos, regime de cumprimento de pena e prazos processuais.

Esse novo sistema apresenta uma série de ferramentas que contribuíram para tarefas simples, como busca por nomes no banco de dados, até situações mais complexas, como auxiliar a segurança pública com informações mais precisas sobre a situação do Sistema Penitenciário.

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Airton Siqueira Junior destaca a necessidade de um banco de dados eficiente para o sistema penitenciário e que auxiliará todas as instituições que compõem o sistema penal.