Para evitar crise: Agentes penitenciários intensificam revistas e vistoria em unidades penais.

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Diante do massacre ocorrido em presídios brasileiro e ameaças por parte das facções de que iriam revidar os agentes penitenciários do estado de Mato Grosso intensificaram essa semana revistas em todas as unidades penais do estado, visando retirar objetos ilícitos como armas artesanais e celulares, objetos cada dia mais comum dentro dos presídios.

 

Uma dessas ações foi realizada hoje na Penitenciária Central do Estado (PCE), onde os agentes plantonistas fizeram uma revista minuciosa no Raio 03, onde estão reclusos presos de alta periculosidade, inclusive membros de facções criminosas e o resultado foram positivos, sendo retirados dos raios vários aparelhos celulares, chips, facas artesanais, drogas e carregadores.

 

Conforme informações dos agentes a operação começou as 05hs da manha e continuam até o momento, agora no Raio 04, onde também são detentos de alta periculosidade. Em cada raio fica em torno de 400 detentos.

 

A PCE tem uma população carcerária de aproximadamente 2200 presos, sendo que a unidade oferece apenas 800 vagas, praticamente o dobro da quantidade de vagas oferecidas pelo estado.

 

Segundo um dos agentes o numero de servidor não é suficiente e classifica o sistema penitenciário como um caos. “Deveríamos ter no mínimo o dobro de agentes penitenciários para realizar as tarefas e garantir a segurança da unidade”, disse.

 

 Ainda conforme o agente penitenciário, grande parte desses objetos são levados por visitantes, tendo em vista que a unidade não possui scanner corporal e a revista intima foi proibida em todo estado.

 

Todos os objetos apreendidos foram encaminhados para o setor responsável da SEJUDH, onde será aberto um procedimento administrativo para apurar a natureza do material e os detentos do raio 03 podem sofrer penalidades que vão desde suspensão de regalias, Sansão disciplinar ou falta disciplinar.

 

Produtos apreendidos na operação do Raio 03:

 

40 smartphone                       

26 celulares simples                       

14 carregadores                       

 43 chips                       

37 facas artesanais                       

1 kg e 300 gramas se entorpecente

 

Ana Paula Barros

 

Assessoria de Imprensa-SINDSPEN-MT