Sob forte sol servidores de várias cidades do sistema penitenciário de MT, fizeram bonito na corrida que teve grande participação também das mulheres que marcaram presença na tradicional Corrida de Rua do Estado.
Na manhã do ultimo domingo (09.01) aconteceu a tradicional Corrida de Reis, realizada pela TV Centro América de Mato Grosso.
A Corrida de Reis chegou a sua 33ª edição e reuniu mais de 15 mil atletas nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande. A prova foi disputada na manhã de domingo, debaixo do tradicional calor mato-grossense e movimentou diversos segmentos da capital. A prova marca a abertura oficial do calendário de corridas de rua do país.
Com largada às 07h00 na ponte Sérgio Mota, onde o servidor penitenciário, Gletson Ferreira estava no pelotão de elite da corrida e com participação de vários servidores na prova, 15 mil atletas percorreram as ruas e avenidas da capital, entre jovens, adultos e crianças.
O Sistema Penitenciário de Mato Grosso foi muito bem representado, aproximadamente 100 servidores participaram da prova entre eles várias mulheres, tendo um excelente resultado onde o servidor Alcides Crespo ficou em segundo lugar na categoria faixa etária, tendo a possibilidade de estar no próximo ano fazendo parte do pelotão de elite da corrida e Gletson que mesmo com uma lesão fez bonito e não desistiu tendo conseguido um bom tempo, superando a dor e a dificuldade chegou ao final da prova.
“Essa prova de hoje não foi fácil, devido a uma lesão, não foi possível avançar no tempo, mas dei o meu melhor para representar a classe e superei a dor, que nos últimos minutos aumentou, mas não desisti e cruzei a linha de chegada”, disse o servidor.
Mulheres marcam presença na Corrida de Reis
Muitas mulheres marcaram na corrida, cada uma com uma história particular de superação, demostrando que não são tão frágeis assim.
Dentre essas mulheres queremos destacar as servidoras do sistema penitenciário, onde algumas já têm a corrida como hábito, estilo de vida e outras, com o é o caso da servidora Leyd Laura, lotada no Centro de Ressocialização (CRC) que pela primeira vez encarrou a prova, quase sem preparo, mas mesmo assim terminou a prova e com uma expectativa superada e disse que ira adotar a prática como hábito.
“Nossa, foi minha primeira corrida, amei, gostei muito, ainda mais na companhia do meu filho e amigos, não conseguir fazer minha inscrição, mais mesmo assim resolvi participar, até mesmo para saber o meu limite sem preparo nem um, ainda conseguir superar minha expectativa. Agora, quero estar em todas e vou me preparar para isso. críamos um grupo no watsap, para um incentivar ao outro e não deixar a adrenalina baixar”, disse a servidora.
O Sindicato dos Servidores Penitenciário do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), mais uma vez marcou presença por meio da Diretoria de Esportes e Lazer. Conforme Edvaldo da Silva, diretor de esportes, foi montada uma tenda com água, frutas e isotônicos onde os atletas penitenciários foram recebidos no final.
“Quero aqui parabenizar a todos aos servidores pela participação e também as servidoras que representaram as mulheres do sistema penitenciário, ao Alcides Crespo de Vila Bela e ao Gletson que cada vez mais contribuem para levar a classe penitenciária. São essas atitudes que nos dão forças para continuar apoiando a prática de esportes”, disse o Presidente do SINDSPEN-MT, João Batista.
Ana Paula Barros
Assessoria de Imprensa SINDSPEN/MT