SINDSPEN-MT Parabeniza o sucesso do Projeto “Ressocializar para Reintegrar”, realizado na Cadeia Pública de Jaciara-MT.

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Um grande trabalho de ressocialização está sendo desenvolvido na unidade em parceria com o Conselhos da Comunidade que mudou a realidade da Cadeia Pública de Jaciara-MT, onde a mesma  recebeu benfeitorias no prédio tanto interno, quanto externo.

O trabalho foi criado por iniciativa do juiz responsável pela execução penal, com uma composição de pelo menos um representante da associação comercial ou industrial, um advogado, um defensor público e um assistente social.

O Projeto  foi batizado como “Ressocializar para Reintegrar” e visa fazer uma integração entre recuperando e sociedade como um todo. Todo o  trabalho é realizado no local  e faz com o detento tenha a oportunidade de se ressocializar e ainda aprender uma profissão. O resultado positivo faz parte  de um trabalho conjunto, que envolve a sociedade, Conselho da Comunidade sendo peça fundamental,  servidores penitenciários e aos recuperando.

Todo esse trabalho rendeu a umidade novas instalações e reforma por todo o prédio, além de pintura nova, troca do telhado, instalação de circuito de segurança com câmeras, construção de novas celas; reforma nos banheiros implantação de iluminação externa, paisagismo, construção de estacionamento e sala de estudo e a criação de uma horta e foi construída uma nova fossa séptica com tratamento primário de esgoto,todo os serviços foram executados por recuperando da própria unidade.

“Esse envolvimento e trabalho contínuo tem possibilitado avançar no cumprimento do que prescreve a Lei de Execução Penal, na busca da tão almejada ressocialização, fruto de oportunidades de educação e profissionalização que tem atingido cada vez mais recuperandos”, ressaltou o promotor de Justiça, José Jonas Sguarezi Junior.

Ele afirmou que foi realizada a destinação de recursos de penas alternativas, além da captação de recursos junto a comunidade (via doações de materiais) e por meio da venda de produtos  advindos da marcenaria e demais atividades do projeto desenvolvido no estabelecimento prisional.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista,parabeniza aos servidores penitenciários pelos excelentes trabalhos realizados junto a população carcerária de Jaciara-MT. “os trabalhos realizados dentro da unidade traz mais segurança para os servidores e dignidade aos reeducando”, disse Batista.

Assessoria de Imprenssa-SINDSPEN-MT

Anexos